Agrivabe

20 Mai 2012

O Grupo Madre adquiriu, no final de 2011, uma participação na Agrivabe – produção agrícola, empresa modelo que cultiva pequenos frutos para exportação. A aquisição insere-se num plano mais vasto de atuação em três setores estratégicos para o investimento: a Saúde, o Turismo e o Agroalimentar.


A Agrivabe surgiu por iniciativa de um casal de engenheiros agrónomos, Pedro Vaquinhas e Célia Bento que, há dois anos, resolveu investir no interior do Sotavento algarvio na produção de pequenos frutos vermelhos destinados à exportação. A participação do Grupo Madre permitirá à empresa impulsionar o seu desenvolvimento, num setor da economia do País que volta a ser atraente, após décadas de negligência e desinteresse.


A empresa produz morangos e framboesas em duas propriedades no concelho de Tavira, a Quinta do Mirante e a Quinta das Valsas, em hidroponia. A este método, levado a cabo em estufas, acrescem as condições de exceção proporcionadas pelo clima do Sotavento algarvio. Parceira da organização de produtores Madrefruta, a empresa assegura a distribuição da sua produção nos exigentes mercados do Norte da Europa através da multinacional Driscoll’s.


Tendo em conta o acolhimento destes frutos nos mercados de destino, a empresa propõe-se aumentar a área de estufas e ainda diversificar as espécies, somando a pera abacate à produção já em curso e passando assim de 1,7 hectares de produção para 18 hectares. A Agrivabe passará a ser um dos grandes empregadores do Algarve, com prioridade para a mão de obra nacional e local.