SIMI com empreendimentos de vulto nos Camarões e Colômbia

20 Nov 2012

Foi confiado à SIMI, em abril de 2012, e pela primeira vez nesta indústria, um contrato para o fornecimento e montagem da tubagem industrial, equipamentos e ventilação da nova fábrica da Vidrio Andino, em Soacha, na Colômbia, perto da capital, Bogotá.


A tubagem que a empresa está a fornecer e a montar, aérea e enterrada, inclui a das utilidades (água, ar e vapor) e também de gás natural, gás propano, hidrogénio, nitrogénio, etc., desde as instalações de armazenagem até aos vários utilizadores na fábrica. Os equipamentos a montar são depósitos, bombas, caldeiras e torres de arrefecimento de água. Em conjunto, o peso do material a montar ronda as 500 toneladas. Esta operação deverá ficar concluída até ao final do mês de dezembro deste ano, estando programados para primeiro trimestre de 2013 os ensaios e arranque das instalações.
A SIMI está igualmente envolvida num dos projetos mais importantes dos Camarões da atualidade, a refinaria em Limbé que a SONARA está a expandir e modernizar. A empresa está em funcionamento desde 1981, refinando light crude oil importado da Nigéria, Guiné Equatorial e Angola.


A primeira fase em que a SIMI está envolvida inclui a renovação da unidade de destilação de petróleo bruto, para além de uma nova unidade de destilação de vácuo. Está ainda prevista uma segunda fase, que incluirá a instalação de um hydrocracker. Os trabalhos envolvem o fabrico e montagem de tubagem; tratamento de superfície e isolamentos; montagem de equipamentos, de dois fornos e de estrutura metálica. A referida obra foi ganha em conjunto com outra empresa portuguesa e será feita em consórcio.