Quem somos

Quem somos

/ António Parente

Manifestamo-nos pelas coisas que fazemos e pela marca indelével que fomos deixando ao longos dos quase 40 anos que o Grupo Madre tem no mercado.

Este documento surge no seguimento de um processo de reorganização do nosso conjunto empresarial de modo a clarificar a sua estrutura económica através da implementação de unidades estratégicas de negócio especializadas por centros de criação de valor, de forma a produzirmos uma gestão autónoma por segmento de atividade. E com o objetivo de esta ser capaz de assegurar um aumento da respetiva competitividade, garantindo a flexibilidade e dinamismo indispensáveis ao crescimento do Grupo através de investimentos seletivos, com risco controlado.

Este salto qualitativo na organização do nosso conjunto é mais uma mudança que implementamos de maneira a ajustarmos o nosso modelo de negócio para o futuro, permitindo um aprofundamento do conhecimento por áreas de negócio através de governos societários sustentáveis, potenciadores de motivação para os colaboradores e orientados para os Clientes.

Este é o ‘retrato’ atual do Grupo Madre que não podíamos deixar de congregar neste testemunho institucional, apesar do tempo de incerteza gerado pelo inesperado aparecimento de uma pandemia devastadora (novo coronavírus, SARS-CoV-2) que mais uma vez vem colocar à prova a nossa capacidade de resistir e inovar.

Encaramos mais esta etapa com responsabilidade e suportados pela experiência, dedicação e resiliência de todos os que connosco colaboram e que ao longo dos anos têm garantido a unidade da nossa cultura empresarial.

Fica o ‘retrato’, embora isso não seja o mais importante. O principal é o que ainda temos para fazer, motivados pela vontade de descobrir e de nos descobrirmos em novos projetos nas áreas de negócio onde já temos conhecimento ou em outras onde chegamos sempre com uma vontade indomável de aprender e de fazer bem, num caminho original. Feito por nós.

Sobre
o Grupo
Madre

Missão
Visão
Valores

A criação sustentada de valor é preocupação inerente à atividade do Grupo Madre, diversificada por setores relevantes na Economia nacional. Autêntica missão que se espelha nas empresas, encoraja a motivação para a competência, com vista à obtenção de níveis elevados de eficiência e da excelência de atuação, alicerçada na valorização dos Recursos Humanos. No decorrer de um percurso que já soma décadas, assistiu-se ao crescimento orgânico do Grupo, ou por aquisição de unidades empresariais, com expressão nacional e internacional, a ponto de tornar-se uma referência nos setores em que atua.

Este desenvolvimento conduziu à afirmação de marcas com forte identidade. Um desses traços encontra-se no entendimento do seu papel na sociedade e na valorização de boas práticas para com a preservação do ambiente e dos recursos naturais. O Grupo inspira-se em valores da ética empresarial, na procura da fidelização do Cliente, com orientação para o mercado e na constante busca de novas oportunidades de negócio, atento ao contínuo desenvolvimento da tecnologia e às tendências da sociedade contemporânea.

DEFINIR O
COMPASSO DO
NOSSO FUTURO

Conceito

Uma visão
concertada
do futuro

Quando se imagina um grupo empresarial, o universo musical é possivelmente das últimas coisas que nos ocorrerá. No entanto, a música foi provavelmente um dos primeiros meios de comunicação antes da invenção da linguagem propriamente dita, funcionando como elemento de ligação entre humanos durante a emergência das primeiras grandes sociedades pré-históricas.

Com o conceito “Uma Visão concertada do Futuro” recuperamos essa ligação ancestral para comunicar a harmonia que alcançámos no Grupo Madre.

O universo do concerto torna visível o fio condutor existente entre as diferentes áreas de negócio e a harmonia entre elas. O logotipo foi desenhado para refletir a harmonização, com a ligação entre as letras a aludir aos gestos de batuta do maestro e à naturalidade com que com um simples movimento consegue criar harmonia dentro da diversidade. A partir da base de construção do logotipo, foi extraída a linha diagonal que pode ser interpretada subjetivamente como uma batuta, e assumir um papel distintivo da comunicação.

Um percurso em crescimento

Extremamente dinâmico, o Grupo Madre abriu caminho em áreas inovadoras no País, como o Audiovisual e as Energias Alternativas, e conquistou posição no Turismo, setor-chave da Economia.

2019

Reorganização Grupo Madre
De forma a clarificar a estrutura empresarial, reorganizou-se o Grupo segundo uma lógica de unidades estratégicas de negócio, através da cisão da MADRE SGPS em cinco sub-holdings.

2015

Saída da Metalomecânica com a venda da SIMI
Deixa de fazer parte do Grupo a empresa que a integrava desde 1989, com a qual imprimiu a sua marca em grandes obras públicas e privadas no âmbito nacional e internacional.

2011

Entrada no segmento da fruticultura com a Agrivabe
Este desígnio é levado a cabo com a produção de frutos vermelhos e de frutos tropicais, para exportação e para mercados de proximidade.

2009

Entrada no Setor da Saúde através da participação na Base Holding
O Grupo Madre passa a integrar uma estrutura com representação nacional, na Imagiologia, Cardiologia e Análises Clínicas. A participação foi vendida em 2014.

2009

Venda do Grupo Vendap
Deixam o Grupo um conjunto de empresas que, ao longo de mais de duas décadas, se dedicaram ao aluguer de equipamentos.

2008

Entrada nas Energias Renováveis, com a Iberwind
Participação no processo de crescente importância das fontes de energia alternativa. A participação foi vendida em 2015.

2008

Aquisição de participação qualificada no Grupo Impresa
Passa a integrar um universo empresarial de referência, que desempenha um papel fundamental no panorama da Comunicação Social, com a SIC e o Expresso.

2007

Entrada no setor editorial, com a aquisição de participação na Guerra & Paz
Entre a reedição de clássicos e obras contemporâneas, a editora chega junto do seu público com uma estratégia de proximidade.

2007

Entrada no mercado turístico, com a aquisição do Adriana Beach Club
Aposta concentrada na região algarvia, com um resort, a partir do que desenvolve uma oferta complementar no Grupo AP Hotels & Resorts.

2007

Fundação da produtora SP Televisão, com o remake de Vila Faia
Vocacionada para a produção de ficção (séries e novelas), a empresa dimensiona-se nos mercados nacional e internacional.

2006

Primeira colheita da marca Quinta de São Sebastião, da Região de Lisboa
Auspicioso lançamento do vinho da propriedade, que viria a consolidar-se como produtor de referência em Arruda dos Vinhos.

2000

Venda da Metalruda ao Grupo Martifer
Sem objetivos de crescimento e consolidação na área dos fabricos metálicos, aproveitou-se a oportunidade de desinvestimento neste segmento de atividade.

1991

Entrada no mercado audiovisual, através da NBP
Inaugura a indústria do setor. A participação de 60% da empresa foi vendida em 2001 e os restantes 40% em 2007, ao Grupo Media Capital.

1983

Fundação do Grupo Madre
Constituída, na altura, pelas sociedades Metalruda e Vendap, e pela SIMI a partir de 1989, distingue-se pela atuação em diversos setores.

QUANDO O
SUCESSO
RESSOA NO AR

Prémios

A índole das atividades do Grupo Madre coloca algumas das empresas que agrega sob o escrutínio do público, de que são exemplo a atividade hoteleira, o Audiovisual e a vitivinicultura. Só a SP Televisão soma, até hoje, perto de três dezenas de prémios, e 108 nomeações, em diversas categorias, a nível nacional e internacional.

A vitalidade, dinâmica e a orientação para o cliente levaram o Grupo AP Hotels & Resorts a alcançar um conjunto notável de distinções, atribuídas por entidades de grande credibilidade, no País e no estrangeiro, de que se destaca a sua atuação na preservação do Ambiente e dos recursos naturais.

Por seu turno, a Quinta de São Sebastião alcançou este ano um dos mais prestigiados prémio mundiais, no concurso Vinalies, em França.

2020

Medalha de Ouro, na categoria de Telenovela, para Terra Brava no 21º WORLD MEDIA FESTIVAL e Medalha de Prata para Nazaré.

2020

Medalha de Ouro no Concurso Berliner 2020 para o QSS Rare.

2020

Prémio do Concurso Vinalies (Paris) para o Melhor Vinho Tinto do Mundo para o Quinta de S. Sebastião Reserva 2015.

2019

O mesmo Grupo recebeu o Prémio Green Key, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa às boas práticas ambientais.

2019

Distinção de “Melhor Cadeia Hoteleira” do IX Algarve Travel Awards by EC Travel para o Grupo AP Hotels & Resorts.

2019

Medalha de Ouro, na categoria Telenovela, para Alma e Coração, no 20º WORLD MEDIA FESTIVAL.

2019

Medalha de Bronze, na categoria de Telenovela, para Vidas Opostas no 8º New York Festivals International TV & Film Awards e no 40º BANFF WORLD MEDIA FESTIVAL – The Rockie Awards, na categoria de Serials, Soaps & Telenovelas.

2017

Medalha de Bronze, na categoria de Telenovela, para Amor Maior, pelo New York Festival’s International TV & Film Awards.

2016

Medalhas de Ouro e Bronze, na categoria de Telenovela, para Coração d’Ouro pelo New York Festival’s International TV & Film Awards.

2015

Medalha de Ouro Challenge International du Vin France para o Quinta de S. Sebastião Grande Escolha Touriga Nacional 2012.

2013

Classificação de 90 (numa escala de 100) pelo crítico Robert Parker (divulgada no site The Wine Advocates) para os vinhos Quinta de S. Sebastião Grande Escolha 2008 e Quinta de S. Sebastião Reserva 2009.

2011

Emmy Internacional para Laços de Sangue, na categoria de Telenovela, pela Internacional Academy of Television Arts & Sciences.