O AP Dona Aninhas, a mais recente unidade hoteleira do Grupo AP Hotels & Resorts, foi inaugurado no sábado, 25, em Viana do Castelo. O novo hotel, cuja abertura ao público, a partir de 26, gerou enorme expectativa, vai dotar a cidade de um espaço moderno, equipado com os mais modernos requisitos da hotelaria. Surgiu no edifício de uma antiga unidade hoteleira, entretanto devoluta, dignificando o local onde está instalado, no Largo Vasco da Gama, em pleno Centro Histórico.
Decorado com elegância e requinte, o hotel dispõe de 64 quartos e suites, dos quais se desfruta de uma magnífica panorâmica sobre a cidade, junto a um dos ícones de Viana, o Navio-Museu Gil Eannes. A reabilitação do edifício sublinha a ligação à história e cultura locais, com referências aos navegadores quinhentistas que largaram da foz do rio Lima em busca de novos territórios, aos bordados tradicionais de Viana e à filigrana, que distingue o trabalho dos ourives e levou o nome da cidade a todo o mundo.
António Parente, chairman do Grupo AP Hotels & Resorts, salientou, num breve discurso carregado de emoção, o especial significado que tem para si a realização de um investimento na cidade de onde é natural, assim como o facto de, com este empreendimento, levar a cabo uma homenagem a sua mãe, D. Ana Gonçalves da Silva (1913-2007). Dona Aninhas, como era carinhosamente tratada pelos mais próximos, representante de uma geração que é recordada por familiares e amigos e, além de figurar nome do hotel, está representada no lounge, numa tela da autoria do artista plástico vianense Araújo Soares.
O acontecimento foi celebrado com um jantar no qual António Parente se rodeou da família e estiveram também presentes amigos, alguns deles vindos expressamente de diferentes pontos do mundo, como Espanha, Marrocos, Brasil e Colômbia. Entre eles contaram-se representantes das administrações do Grupo Madre, do Grupo AP Hotels & Resorts e da SP Televisão, integrantes daquele universo empresarial. Ainda antes deste momento cheio de simbolismo, os convivas tiveram oportunidade de passear pela cidade e conhecer alguns dos locais mais emblemáticos de Viana do Castelo.
O jantar, cujo menu foi concebido pelos Chefs Alberto Carvalho e Jorge Sancho, foi servido na sala de refeições do hotel, onde podem ver-se apontamentos de homenagem ao talento e criatividade vianenses. a exemplo das telas assinadas por Diogo Navarro e inspiradas nas coreografias de Olga Roriz, e a instalação de bordados tradicionais criada pela artesã Conceição Pimenta. O espetáculo de Áurea e dos músicos que acompanham a cantora animou o serão, que prosseguiu noite fora, com apontamentos espontâneos de fado e música para dançar.
27 de fevereiro de 2023