Churchill na Madeira no Canal História

Estreou no sábado, no Canal História, a minissérie documental de dois episódios Churchill na Madeira, uma coprodução com a RTP, produzida pela SPi, que conta com o apoio da Associação de Promoção da Madeira (APM), original inteiramente gravado naquela ilha do Atlântico.

O conteúdo da série tem por tema a visita de Winston Churchill à ilha, em 1950, e é a primeira vez que o tema é abordado num documentário, evidenciando a importância do acontecimento, que teve um profundo impacto no turismo da ilha.

Para os conteúdos, a realização recorreu a reconstituições, documentação e testemunhos, e ainda a imagens (fotografia e filme) provenientes de arquivos e jornais da época. Quanto à rodagem, decorreu nos locais onde se deram os acontecimentos.

Entre outras, a produção conta com intervenções do historiador José Pacheco Pereira; do presidente do Governo Regional da Madeira e autor do livro Winston Churchill na Madeira, Miguel Albuquerque; de Eduardo Jesus, presidente da AP Madeira; de Michael Blandy, membro da família detentora da maior produtora mundial de vinho da Madeira, que convidou Churchill a visitar a ilha; de Egídio Teles, habitante de Câmara de Lobos que, com 9 anos, recebeu Churchill junto à sua casa, onde passou a manhã a pintar, e de Marcelino Abreu, filho do motorista de Churchill durante a visita.

O documentário dá a conhecer, além da preparação da visita, a chegada de Churchill, com a mulher, uma das filhas e a comitiva, assim como a ilha, tal como era na década referida do século XX. Inclui imagens de locais como a Fajã da Nogueira, o Ribeiro Bonito de São Jorge, a Quinta do Palheiro Ferreiro, o Museu de Fotografia Vicente´s, o Reid´s Hotel, onde Churchill esteve alojado e o Blandy´s Wine Lodge, entre outros. Durante a visita, ocupou-se a pintar em Câmara de Lobos, no local mais tarde designado Miradouro Winston Churchill, imagem imortalizada pelo fotógrafo Raul Perestrelo.

A minissérie tem realização de Joana Pontes, que salientou o enorme desafio em que consistiu esta produção, da investigação à realização, ao ter por tema um acontecimento pouco conhecido.

A propósito deste produção, Sergio Ramos, vice-presidente de programação dos canais de documentários da AMC Networks International Southern Europe, mostrou-se orgulhoso com o resultado deste trabalho, que reflete a aposta que esta entidade tem vindo a desenvolver em produção própria direcionada para o mercado português.

20 de junho de 2022