A série CODEX 632, a primeira coprodução entre a Globoplay e a RTP, produzida pela SPi, foi apresentada na terça-feira, 17, no Kinoplex Leblon Globoplay, no Rio de Janeiro.
O evento contou com a presença de Paulo Pires e de Deborah Secco – protagonistas da série -, e de Betty Faria e Alexandre Borges. Os atores participaram numa animada e muito concorrida conferência de imprensa, realizada antes do visionamento do primeiro episódio, na qual puderam sublinhar como foi trabalhar em conjunto, de como os atores brasileiros foram tão bem recebidos e acarinhados em Portugal e ainda dos desafios que tiveram de enfrentar com as suas personagens.
Deborah Secco, que interpreta Constança de Noronha, destacou o facto de o público estar habituado a vê-la num registo de mulher poderosa, e nesta série será o contrário, uma vez que encarna uma personagem insegura e frágil. Por sua vez, Betty Faria, que dá vida a Luísa Toscano, referiu que o seu desafio foi interpretar uma personagem com Alzheimer, que umas vezes «está cá e outras lá», numa dicotomia entre a lucidez e o esquecimento que a doença provoca.
A reação do público e da equipa do Globoplay, no final do visionamento, foi muito positiva, e ficou evidente o entusiasmo pela série e com os resultados que possa ter na plataforma.
CODEX 632 estreia hoje no Globoplay, no Brasil e em Portugal. Na primeira semana serão lançados os três primeiros episódios da série, e os restantes na semana seguinte.
Inspirada no best-seller internacional homónimo de José Rodrigues dos Santos, Codex 632 aborda questões históricas, tais como a verdadeira identidade de Cristóvão Colombo e o descobrimento do Brasil, e também questões culturais e da atualidade, como o fenómeno emergente da «cultura de cancelamento».
A série estreou a 2 de outubro na RTP e na RTP Play.
19 de outubro de 2023