O novo projeto da SPi, a série CODEX, com seis episódios de 45 minutos, entrou em fase de edição, depois de terminadas as filmagens que duraram 44 dias, entre Lisboa e Rio de Janeiro.
A primeira coprodução entre a RTP e a GLOBOPLAY, e que será distribuída pela empresa alemã Bavaria, não tem ainda data de estreia, mas estará disponível no próximo ano de 2023, e será exibida simultaneamente pelo canal público português e pela plataforma de streaming brasileira.
A série, com guião de Pedro Lopes, é inspirada no livro Codex 632, de José Rodrigues dos Santos, tem a atriz brasileira Deborah Secco e o português Paulo Pires no elenco, para além de uma participação especial Betty Faria, entre outros atores.
A realização é de Sérgio Graciano, a direção de fotografia de Miguel Manso, a direção artística de Artur Pinheiro e a produção executiva de José Amaral.
Codex 632 é um dos maiores êxitos literários de José Rodrigues dos Santos e acompanha a história do professor universitário Tomas de Noronha que é contratado pera decifrar uma mensagem enviada por um historiador que morreu no Brasil. A missão torna-se na busca pela verdadeira identidade e missão de Cristóvão Colombo.
A responsável pelos conteúdos da Globoplay, Ana Carolina Lima, afirmou no início das filmagens ter a certeza de que esta série “será a primeira de muitas coproduções que faremos com Portugal”.
25 de outubro de 2022