Grupo AP Hotels & Resorts aberto e com elevada expectativa de ocupação para o Verão

AP Adriana Beach Resort

As seis unidades do Grupo AP Hotels & Resorts, localizadas no Algarve, encontram-se em pleno funcionamento. Duas delas, o AP Eva Senses, um marco da cidade de Faro, e o AP Victoria Sports & Beach, vocacionado para o segmento de desporto e famílias, mantiveram-se sempre abertos desde o Verão de 2020 e ao longo do Inverno passado. Quanto ao AP Adriana Beach Resort, em Albufeira, abriu a 5 deste mês, o AP Oriental, na Praia da Rocha, a 12 e o AP Maria Nova Lounge, em Tavira, a 14. A nova unidade do Grupo, o Cabanas Beach & Nature, no mesmo concelho, a primeira erguida de raiz, por seu turno, tem abertura prevista para 27 de junho próximo.

 

Segundo Lino Martins, Diretor Comercial do Grupo, as expectativas para a temporada que agora se inicia são de que o Verão de 2021 seja melhor que o anterior, em plena pandemia, estação durante a qual os hotéis do Grupo contaram essencialmente com clientes nacionais. Esta previsão baseia-se na procura consistente por parte dos mercados emissores para os meses de julho, agosto – o mais procurado – e também setembro, em particular para as unidades nas quais vigora o regime Tudo Incluído, muito apreciado pelos turistas, nas quais se registam taxas de ocupação já muito consideráveis e que permitem antever bons resultados.

 

Este ano, espera-se a chegada de turistas internacionais, procura considerada pela Direção Comercial «um mix de negócios mais abrangente e, logo, mais saudável». A procura pelos estrangeiros é sustentada no retomar das ligações aéreas internacionais para o País, em particular para o Aeroporto de Faro, associado à apetência dos operadores turísticos e das companhias aéreas na disponibilização do destino Portugal e do Algarve em particular ao público.

Nesta opção pesou a gestão da pandemia pelas autoridades em Portugal, assim como o ritmo de vacinação junto da população, dois fatores internacionalmente reconhecidos, a ponto de Portugal ser o único país do Sul da Europa no regresso do qual não são obrigatórias quarentenas, ao figurar na designada lista verde, por parte dos governos dos países emissores. Esta circunstância teve repercussão na decisão de viagem pelos turistas, que começaram a chegar em grande número ao Algarve desde a segunda-feira desta semana. O facto de persistir a exigência da apresentação de testes PCR à chegada é o único fator que pode ser considerado dissuasor para os viajantes, sobretudo no caso das famílias, embora, em contrapartida, resulte num indicador de segurança do País.

No que respeita aos mercados emissores, mantêm-se restrições aos turistas oriundos da Suécia e Holanda, enquanto a abertura ao mercado da Grã Bretanha conferiu «um grande alento» ao turismo na região do Algarve, como sublinha Lino Martins, sustentando a expectativa de elevada procura ao longo do Verão de 2021. O mercado britânico, em todo o caso, não é o único a procurar o Sul do País, com o alemão e o oriundo do Benelux, cujas restrições de circulação foram levantadas, a afirmar-se igualmente nas reservas para férias. A juntar-se a estes, figura o de Espanha, considerado um «mercado natural», pela sua tradicional procura do Algarve, e que se reveste de importância, nas estadas mais curtas e de fim de semana.

 

A par da abertura das unidades ao público, o Grupo investiu numa ampla campanha de marketing, nos mais diversos meios, desde a Televisão, com um vídeo promocional a passar na SIC, à Rádio e à Imprensa, em diversos títulos diários e revistas, com o objetivo de «dar a conhecer ao público nacional os hotéis e toda a variedade de opções, regimes e conceitos variados e da forma mais abrangente possível» – concluiu Lino Martins.

 

19 de maio de 2021