O Grupo Madre e o Grupo Joaquim Chaves Saúde acabam de celebrar um acordo geral de parceria para o desenvolvimento direcionado de canábis com características específicas, adequadas a determinadas patologias. Tal acordo tem por objetivo desenvolver as melhores práticas internacionais, em termos técnicos e científicos, assim como o mais escrupuloso cumprimento do enquadramento legal.
Este acordo decorre de o Grupo Madre, através da Agrivabe, estar a produzir, com a autorização do INFARMED, canábis medicinal, e do potencial de aplicação deste produto, no quadro da atividade clínica levada a cabo pela Joaquim Chave Saúde, no âmbito do que poderá vir a ter diversas aplicações terapêuticas.
Esta parceria surge num momento de particular oportunidade, numa altura em que está em discussão, na Assembleia da República, a possibilidade de ser autorizado o consumo de canábis para fins recreativos e após a Comissão de Drogas das Nações Unidas, dia 2 de dezembro de 2020, ter retirado a canábis da tabela mais restritiva do controlo internacional, resultado de recomendação da Organização Mundial de Saúde, que atendeu e reconheceu as potencialidades terapêuticas da canábis, para várias patologias.
22 de julho de 2021