A Guerra & Paz Editores vai celebrar a passagem dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões com a publicação de uma série de quatro livros, o primeiro dos quais a lançar este mês, com o título O Pensamento de Camões Épico e Lírico. Nesta obra, o autor, Jorge de Sena, revela a editora, «afirma a profunda erudição de Luís de Camões, a sua vasta informação e cultura, e mostra como o seu pensamento, n’Os Lusíadas como na lírica, faz dele não um poeta do passado, mas um poeta do futuro». A este primeiro título sobre o poeta português do Renascimento, seguir-se-ão mais três livros sobre a sua obra.
Considerado por Jorge de Sena (1919-1978) o maior poeta português, a abordagem pelo autor da obra de Camões apresenta ao leitor o criador, ao mesmo tempo «herético e universal», cujas entrelinhas da obra Sena desvenda, abrindo assim o apetite para a leitura, assim como chama a atenção para o facto de a efeméride ter sido esquecida por aquilo que designa como a «cultura oficial».
O mês de abril inclui ainda outros títulos a lançar pela editora, tais como Gostava muito de escrever sobre o silêncio, de Pedro Abrunhosa, em diálogo com José Jorge Letria e As Palavras das Canções, de José Carlos Callixto, com as 150 canções que marcaram o imaginário português, ambas edições em parceria com a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). A editora conta com o apoio do Fundo Cultural da SPA em Fio de Lume, que junta a poesia de José Guardado Moreira com a pintura de José Manuel Castanheira. A poesia está novamente noutra edição, Soneto, modo de usar, de Eugénio Lisboa.
Títulos deste mês são também Sobre os Reféns, que reúne cartas de resistentes franceses durante a ocupação nazi em Paris por Ernst Jünger (na coleção Os Livros Não se Rendem), Abade Correia da Serra, cidadão do mundo, organizado por António Rebelo de Sousa e Jorge Rio Cardoso, em que se evoca a figura de um amigo e correspondente português de Thomas Jefferson, edição com apoio da FLAD, e ainda E Deus Pegou-me pela Cintura e Talvez o Ciclone, dois romances de Luís Carmelo, falecido precisamente em abril do ano passado. A editora anunciou que o lançamento decorrerá em Évora, em data a designar, de acordo com o desejo do autor. Faz ainda parte das edições de abril o título José Matias, um clássico de Eça de Queiroz.
Edições das novas chancelas da editora, a começar pela Crisântemo, um clássico de autoajuda, intitulado Oito pilares da prosperidade, de James Allen, e Seja o CEO da sua carreira, de duas especialistas em recursos humanos, Cristina Pimentão e Joana Santos. Já a Euforia dá à estampa O quarto de hóspedes, de Andrea Bartz, que completa as sugestões de leitura deste mês da Guerra & Paz Editores.
1 de abril de 2024