Já são conhecidos seis dos dez volumes que a Guerra & Paz Editores lançou e ainda vai lançar durante o mês de outubro, contributos para várias áreas do conhecimento contemporâneo, assim como ficção. É o mesmo mês em que se comemora (a 15) o centenário de Agustina Bessa-Luís, uma das maiores escritoras portuguesas, três títulos de cuja obra constam do catálogo da editora: O Livro de Agustina (autobiografia da autora), Fama e Segredo na História de Portugal e As Meninas.
Obra sobre um dos temas mais quentes da atualidade, as alterações climáticas, Ciência do Clima – O Que a Ciência Nos Diz, o Que não Diz e o Que Isso Interessa é da autoria do físico Steven Koonin, também conhecido por ter sido subsecretário da administração Obama. Surge agora nos escaparates com revisão científica de Carlos Fiolhais e apresenta aos leitores um olhar diferente daquele a que estão habituados sobre a questão.
O Muçulmano e a Judia, de Ronen Steinke, tem por tema uma história real, passada em plena Berlim de Hitler e permite uma abordagem não maniqueísta da relação entre muçulmanos e judeus. Os Últimos Dias de Hitler é outro título agora lançado, da autoria de Hugh Trevor-Roper, o que leva o diretor editorial da Guerra & Paz a interrogar-se sobre como é que esse livro, quase um policial, e, em absoluto, fascinante, traduzido em todo o mundo, nunca foi publicado em Portugal. Acrescente-se, ainda, que esta obra foi incluída na coleção Os Livros Não se Rendem e aborda os contornos do fim do ditador.
Entre os lançamentos deste mês conta-se também O Pediatra e Eu, da autoria de Sérgio Neves, no qual o autor, médico, se dirige aos pais.
No que respeita à ficção, surge A Menina Invisível, romance cuja heroína descobre como se pode tornar invisível. A autora, Rita Cruz, «enche a literatura portuguesa de emoção, com uma naturalidade sem fanfarra», nas palavras do editor. Também um romance, Uma História de Xadrez, de Stefan Zweig, surge numa novíssima tradução, obra que o entregou ao editor na tarde que antecedeu a noite do seu suicídio, em pleno nazismo e de «morte da civilização», que o autor acreditava que iria prevalecer.
Com os títulos antes referidos já disponíveis para os leitores, no próximo dia 25 surgirão outros quatro volumes: um romance policial, Querubim, o Filho da Puta, thriller da autoria de António Garcia Barreto, Tavira – O Porto Seguro, de Cristina Baptista, um retrato da cidade algarvia ilustrado com grande número de fotografias. Love Me Do! A Ascensão dos Beatles, de Michael Braun,resulta da convivência do autor ao longo de vários meses com os músicos, no decorrer das primeiras digressões em Inglaterra, passando por Paris e pelos Estados Unidos. É considerado o melhor livro que já se escreveu sobre a banda originária de Liverpool.
Mas não é tudo, pois falta ainda falar de A História do Riso, de Abílio Almeida, investigador da Universidade do Minho, que se atreveu a escrever sobre o tema, desde a Antiguidade Clássica à atualidade, de Platão a Nietzsche, passando pela rádio, cinema, televisão.
17 de outubro de 2022