Após as reações iniciais à estreia de Glória, a primeira série portuguesa produzida para a Netflix, logo após a estreia, a 5 deste mês, na generalidade dos meios de Comunicação Social portugueses, em diversas plataformas e na Imprensa estrangeira, foi a vez de o jornal O Globo, do Brasil, incluir uma referência à série.
Na edição de ontem, a jornalista Patrícia Kogut, colunista de temas de televisão naquele jornal, destaca a forma como a série portuguesa se distingue de outros títulos reconhecidos do mesmo género, ou seja, em torno da espionagem durante a Guerra Fria, a exemplo de The Americans, a chama a atenção para o que esta série traz de novo.
Um dos aspetos, a coincidência da Guerra Fria com o conflito nas antigas colónias portuguesas e o impacto que tiveram no País. Por outro lado, a experiência pessoal de João Vidal (papel desempenhado por Miguel Nunes) naquele conflito, e a tensão, ação e romance que se desenvolvem em torno do protagonista, além das histórias secundárias, num saldo positivo para esta estreia que O Globo considera «muito feliz na Netflix» da ficção portuguesa, a merecer toda a atenção do público.
22 de novembro de 2021