Vai designar-se Dona Aninhas o futuro boutique hotel, sob a bandeira do Grupo AP Hotels & Resorts, no edifício do antigo Viana Sol, no Largo Vasco da Gama, em Viana do Castelo, cuja atividade cessou há cerca de 16 anos.
Natural do concelho, António Parente, presidente daquele Grupo, encara o presente projeto, a que se associa, como «um regresso às origens», iniciativa com características especiais, uma vez que sai fora da área tradicional de atuação daquele grupo hoteleiro, instalado no Algarve. A surgir numa cidade ainda de difícil rentabilidade no setor, espera com esta iniciativa contribuir para o desenvolvimento da região que o viu nascer, aspiração que lhe proporciona uma particular gratificação pessoal.
O edifício, em pleno centro histórico da cidade, vai ser alvo de profunda remodelação no seu interior, de acordo com projeto do atelier Arq Taylor’s, da Arquiteta Ana Alegre, com inauguração prevista para o decorrer do próximo ano. O objetivo deste projeto é dotar o futuro hotel de características especiais, de forma a proporcionar aos seus clientes não apenas o conforto de suas casas como também o contacto com aquilo que de melhor se faz na região.
Assim, no novo Dona Aninhas vai promover-se a integração na cidade, com a decoração nos três pisos de hotel alusiva a outros tantos dos principais motivos da cultura e tradição da cidade: a filigrana, os característicos bordados de Viana e os Caminhos de Santiago, uma vez que a cidade integra a rota de um dos principais percursos no Norte do País dos romeiros que se dirigem à capital de Galiza, num todo em sintonia com a malha urbana da cidade, conhecida pela sua monumentalidade.
E, ainda que não sejam ainda conhecidos, para já, demais pormenores sobre o futuro hotel, sabe-se que terá uma capacidade de cerca de 60 quartos e, além de espaços de lazer, um spa para tratamentos de rejuvenescimento e bem-estar.. É também relevante a capacidade de geração de emprego deste empreendimento, na cidade e no concelho.
Nesta fase inicial, a equipa envolvida está igualmente a estudar a intervenção na envolvência do edifício. Um dos projetos em estudo, em prol da integração no quotidiano da cidade, passará pela instalação de uma esplanada junto ao hotel, com a qual se convida residentes na cidade e igualmente os visitantes a usufruírem ali de momentos de agradável convívio e lazer.
20 de janeiro de 2022