
O mercado mundial de Canábis para fins medicinais apresentou um forte crescimento entre 2015 e 2020. A planta da canábis possui substâncias psicoativas e tem sido utilizada medicinalmente através dos tempos, por diversas culturas (índia, chinesa, egípcia, islâmica, etc.). Atualmente, a canábis é uma real opção terapêutica em várias patologias e sintomas, incluindo depressão, dor crónica, situações oncológicas, diabetes, osteoartrose, glaucoma, epilepsia, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, síndroma de imunodeficiência adquirida, enxaqueca, doença de alzheimer, síndroma de stresse pós-traumático, doença de Parkinson e doença de Tourette. Devido aos seus benefícios terapêuticos, a canábis tem sido aprovada para utilização medicinal em vários países, incluindo Portugal. Espera-se que este mercado tenha, em termos mundiais, um crescimento de 15,3% (CAGR) entre 2021 e 2026.
A Agrivabe espera contribuir para o crescimento deste mercado, através do cultivo, produção e venda no mercado nacional e internacional de Canábis de elevada qualidade, para fins medicinais. A estratégia comercial da Agrivabe passa pela rigorosa seleção das variedades de canábis a cultivar, de acordo com as características necessárias e adequadas ao tratamento das patologias e sintomas com indicação para esta solução terapêutica, bem como pelo estabelecimento de parcerias estratégicas com centros de investigação Nacionais e Internacionais, para o desenvolvimento e produção das soluções terapêuticas adequadas.
Para alcançar estes objetivos, a Agrivabe conta com uma equipa altamente especializada nos vários setores críticos desta atividade, desde o cultivo até à colocação do produto final no mercado. A empresa encontra-se em plena produção nas instalações que foram especialmente preparadas, na sua unidade localizada no Algarve, dentro dos mais elevados padrões da Indústria Farmacêutica e de produção agrícola e espera obter, nos próximos três meses, a sua licença GMP.
A sua produção atual já tem destino, esperando-se que os doentes alemães, israelitas e australianos possam ter “Flor seca de canábis” da Agrivabe, disponível nas suas farmácias, já após o verão deste ano. A Agrivabe conta alargar a comercialização dos seus produtos a outros mercados Europeus e prepara-se para submeter a sua primeira ACM (autorização de colocação no mercado) em Portugal, ainda este ano.
13 de maio de 2021