A SP Entertainment, que se dedica à produção de conteúdos originais de entretenimento, abriu recentemente o leque de atuação ao âmbito da Moda, criando uma nova área de negócios. Esta empresa do Grupo SP Televisão venceu o concurso público lançado pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) para a produção e gravação da participação de designers portugueses nas Semanas de Moda de Paris. Assim, não apenas na sequência dos constrangimentos impostos à presença de público nos grandes eventos da Moda nacional, como ao tirar partido das oportunidades do online e do streaming, foi a responsável pela produção de desfiles e pelos vídeos acessíveis dos designers nas referidas iniciativas. Já tiveram a assinatura da produtora as Semanas de Moda de Homem e de Mulher, que decorreram em janeiro e março, respetivamente, cuja versão em vídeo pode ser acedida online, e prepara-se para produzir outros dois desfiles, em junho e setembro próximos.
Estes dois novos momentos terão algum público a assistir, em número ainda por definir pelas Autoridades de Saúde, e a versão em vídeo estará igualmente acessível. Não é tudo, pois produziu a transmissão nacional do Portugal Fashion, que decorreu de 12 a 14 de março passado no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, em que se assinalou a 48.ª edição da iniciativa, que esteve disponível durante três dias, de 22 deste mês em diante.
Sem experiência na produção de Moda até agora, a produtora reuniu uma equipa de especialistas na área, que integra Isabel Branco, coordenadora dos desfiles, e Ana Campos, ex-editora de moda da edição portuguesa da revista Vogue e que presta consultoria aos atuais projetos, entre outros elementos. Para Piet-Hein Bakker, Diretor da empresa, além de muito desafiante, por se tratar de uma área na qual nunca tinha atuado, esta ligação exigiu um apelo à criatividade e uma aprendizagem muito gratificante.
Prémios Play 2021 no Coliseu
Outros projetos integram a carteira da produtora, com destaque para os Prémios Play, iniciativa anual da Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA) e da Audiogest. Espetáculo ao vivo, transmitido em direto pela RTP a partir do Coliseu de Lisboa, decorrerá em data a anunciar em julho deste ano, com um número limitado de espectadores, ainda por definir.
Deste concurso, que envolve diversos géneros musicais e bandas, sairá a Melhor Canção do Ano, votada pelo público. Será a terceira vez que a SP Entertainment produz esta competição musical, a primeira das quais com aquela sala lotada, antes da pandemia, e a segunda no ano passado, já com restrições.
Sem mãos a medir, a produtora encara com especial carinho a sua ligação de longa data com o Canal Panda, para o qual realizou A Ilha do Panda, série de 26 episódios gravada em exteriores na Tapada de Mafra e protagonizada pel’Os Caricas, que estreou este mês. Esta banda musical figura em lugar cimeiro no top dos vídeos mais vistos e com mais subscrições no YouTube.
Tirando partido do momento de grande impulso para a criação de conteúdos, em que o Audiovisual passa por um assinalável crescimento, e atenta às atuais tendências de visualização nas plataformas de streaming, em que a conquista de audiências e respetiva fidelização é indissociável da presença nas redes sociais, a SP Entertainment encara com confiança o futuro a curto e médio prazo. Abrem-se oportunidades nos canais generalistas, na produção de reality shows, para formatos de êxito internacional ou mesmo originais. Quanto às plataformas de streaming, propõe-se explorar o documentário. Para mais pormenores sobre as novas criações, teremos de esperar pelo futuro próximo, na certeza de que os temas e a respetiva abordagem se propõem abrir caminho e surpreender os espectadores.
27 de abril de 2021