Viana do Castelo. Joia do Atlântico lançado no AP Dona Aninhas

O ambiente requintado do AP Dona Aninhas foi o palco para o lançamento de Viana do Castelo. Joia do Atlântico, no passado dia 17, na presença de grande número de representantes institucionais e convidados, entre figuras da vida política, cultural e social locais.

O livro, sob a chancela da Guerra & Paz Editores, com texto de Cristina Baptista e fotografias, na sua maioria, do fotógrafo vianense Américo Dias, além de imagens de arquivo que ilustram o passado da cidade, consiste numa obra de luxo, bilingue, em português e inglês, muito ilustrada a cor e a preto e branco. Dirige-se a um público abrangente, de turistas e outros visitantes, portugueses e estrangeiros, que acorrem ao longo do ano àquela cidade do norte do País, em negócios, turismo e lazer e mesmo em peregrinação à cidade de Santiago de Compostela, na Galiza. A obra apresenta a cidade, sublinhando a sua herança multicultural e o enquadramento geográfico, e as principais atividades económicas e culturais da atualidade, entre as quais se inclui o turismo, os bordados tradicionais e a característica ourivesaria local, que levam o nome de Viana do Castelo a todo o País e ao mundo.

A obra destaca a importância de Viana do Castelo nos Descobrimentos Portugueses e os seus protagonistas, além de momentos decisivos para o percurso da cidade, desde a atribuição do foral por D. Afonso III, em 1258. Inclui ainda referências pormenorizadas à emigração para o Brasil, oriunda da cidade e de toda a região minhota e da pesca do bacalhau, que marcou a vida da população. O livro inclui ainda um subcapítulo sobre a figura de D. Ana Gonçalves da Silva, mãe de António Parente, conhecida como D. Aninhas e em homenagem a quem aquela unidade hoteleira foi batizada.

Na sua apresentação, João Barroso Soares salientou algumas das estórias que o texto inclui, entre as quais em torno de um dos principais símbolos dessa atividade pesqueira, o navio Gil Eannes, hoje transformado em museu e uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade.

A obra faz parte de uma série, cujo mentor é António Parente, chairman do Grupo AP Hotels & Resorts, e que contribui para fortalecer os laços que o ligam às comunidades onde estão instaladas as unidades que integram aquela cadeia hoteleira e que inclui volumes sobre Faro e Tavira.

A sessão de lançamento contou ainda com uma breve intervenção do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, que salientou a importância que a iniciativa empresarial em torno do AP Dona Aninhas representa para a cidade, ao devolver vida a um edifício há muito devoluto. Do evento fizeram ainda parte dois momentos musicais, a cargo do Ensemble de Clarinetes ARTEAM e pelo Quarteto e Cordas Viana D’Arcus, que apresentaram algum do seu reportório, com temas tradicionais portugueses e tangos, respetivamente.

O menu do jantar inspirou-se na tradição local, como o bacalhau, entre outras iguarias, com o devido toque de modernidade, servido com vinhos da Quinta de S. Sebastião.

O hotel de charme, em pleno centro histórico de Viana do Castelo, integra o Grupo AP Hotels & Resorts, cujas unidades se situam no Algarve, à exceção desta, e abriu as portas ao público em fevereiro deste ano.

20 de novembro de 2023