A novela A Herança, produzida pela SP Televisão e transmitida pela SIC e pela OPTO, foi distinguida no Venice TV Award 2025, na categoria de Telenovela. Este certame decorre duas semanas após a realização do Festival de Cinema na mesma cidade. Em exibição na SIC, esta novela estreou no passado dia 25 de janeiro.
Da autoria de Sandra Santos e Alexandre Castro, com a colaboração de outros autores, a novela conta com desempenhos de Patrícia Tavares (no papel de Sofia), Bárbara Branco, José Mata, Ricardo Pereira, Mariana Monteiro, Dânia Neto e Cristóvão Campos, entre outros. A Produção Executiva é de Bruno José e a Direção de Projeto de Manuel Amaro da Costa.
O argumento desenvolve-se em torno de uma mulher com um percurso conturbado, a quem uma herança proporciona a oportunidade de mudar de vida.
Senhor Presidente – O Campeonato de uma Vida, produzido pela SPi e transmitido pela Amazon Prime Video, contou-se entre os nomeados do galardão, na Categoria de Desporto, o que consiste numa distinção por si só. O documentário, sobre a figura de Jorge Nuno Pinto da Costa e com produção executiva de Cristina Arvelos, também autora, juntamente com Pedro Lopes, foi realizado por Bruno Pinhal e Paulo Menezes.
O Venice TV Award, um dos principais prémios de televisão internacional, celebra a excelência da produção televisiva, pela sua capacidade de atrair público sem fronteiras e recebeu, este ano, candidatos de 32 países, do Reino Unido ao Qatar, passando pela Austrália, China e Singapura. É atribuído em categorias como Documentário, Prémio Especial do Júri, Séries, Comédia, Telefilme, Cobertura Noticiosa, Artes Performativas, Tecnologia e Inovação, Desporto, Animação e Telenovela, entre outras. Tornou-se, igualmente, numa plataforma de lançamento de novos talentos.
Este galardão coloca Portugal a par de produções de excelência, provindas de países como o Reino Unido Brasil e Estados Unidos e representa um notável reconhecimento internacional para os galardoados.
24 de setembro de 2025
