Capital

CAPITAL

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É INERENTE ÀS EMPRESAS, DA GESTÃO EMPRESARIAL NA AGRICULTURA ÀS SOLUÇÕES NA ENERGIA

A AGRIVABE DISPÕE DE 20 HECTARES DE ESTUFAS GÓTICAS E 50 HECTARES DE ÁREA DE ABACATE

Expandir e diversificar

Instalada em propriedades nos concelhos de Tavira e Castro Marim, a Agrivabe dedica-se à produção de cannabis medicinal, no que se posiciona como um dos principais players a nível nacional. Dispõe, para tal, de instalações especializadas, com capacidade para produzir 10 toneladas de flores secas de cannabis medicinal, sob os mais altos padrões de qualidade e exigência da certificação EU-GMP, e tem por missão fornecer uma ampla variedade de soluções médicas baseadas em cannabis medicinal de elevada qualidade. São aplicados procedimentos rigorosos de colheita, secagem e processamento, para garantir que os pacientes recebem flores secas de cannabis de alta qualidade de forma consistente.

As soluções da Agrivabe permitem antecipar colheitas face a outros países da Europa, evitando colheitas prematuras nos países de produção tradicional e transporte de grandes distâncias, para a colocação nos mercados europeus.

A empresa desempenha igualmente um papel de relevo na produção, já anteriormente consagrada, de frutos vermelhos (framboesa e amora), que expandiu e diversificou, com o cultivo de frutos tropicais, como a manga, a papaia e o abacate.

A DINÂMICA DA MULTIWINES ASSEGURA AOS VINHOS DA QUINTA DE S. SEBASTIÃO PRESENÇA E PRESTÍGIO NACIONAL E INTERNACIONAL

Quinta de S. Sebastião

Tirar partido do terroir local

De ancestral vocação para a vitivinicultura, a Quinta de S. Sebastião, em Arruda dos Vinhos, na Região de Lisboa, tira partido do terroir local, caracterizado pelos solos argilo-calcários, o acentuado declive do terreno e o microclima com exposição solar a nascente, de influência atlântica e sem picos de calor. Com uma produção inicialmente circunscrita aos limites da propriedade, tornou-se produtor de referência do concelho, com a uva própria e de parceiros locais. A comercialização iniciou-se com os vinhos da propriedade e evoluiu no sentido de uma maior abrangência, incluindo projetos vitivinícolas fora desta região.

Protagonista do ressurgimento da Região de Lisboa, a Multiwines, que comercializa as marcas da propriedade, tem por referência, em 2023, vendas na ordem dos 2,5 milhões de garrafas. Cerca de 85% deste volume tem como destino os mercados externos, atualmente perto de 40, os mais importantes dos quais os EUA, Brasil, Alemanha e Japão.

As gamas Quinta de S. Sebastião, S. Sebastião e QSS Rare são as suas chancelas mais prestigiadas, assegurando um palmarés assinalável. No que se refere a 2023, as marcas foram galardoadas com mais de 120 medalhas, que atestam o reconhecimento da qualidade dos vinhos, já era refletida pelo sucesso de vendas.

Ver Website

A ENERGIA SOLAR, ENTRE AS FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVA, ASSUME IMPORTÂNCIA CRESCENTE NO CONTEXTO NACIONAL

O valor da energia solar

A abertura à inovação e às novas oportunidades de investimento que caracterizam o Grupo Madre fazem com que as fontes de energia alternativa, no qual o país detém uma posição de vanguarda a nível europeu, tirando partido das condições climáticas do território, tenham lugar no seu portfolio. Essa intervenção dá-se na produção de energia elétrica a partir de tecnologia fotovoltaica desde 2010, para o fornecimento da Rede Elétrica de Serviço Público, na exploração de sete parques fotovoltaicos, através das parcelas de capital que detém nas sociedades HYPESOLAR FOTOVOLTAICA, LDA. e HYPERION ENERGY PORTUGAL, LDA.