
Marta Parente, no Grupo AP Hotels & Resorts desde junho de 2023, vai passar a integrar o Conselho de Administração do Grupo a partir de janeiro de 2026.
Licenciada em Economia e Gestão Empresarial pela Católica Lisbon School of Business and Economics (2017-2020), detém um mestrado em Gestão Hoteleira na Les Roches Marbella Global Hospitality, (2021-2022), como trabalho final, apresentou um projeto sobre como criar e gerir um estabelecimento de restauração. Cumpriu a etapa curricular em ambiente laboral na cadeia SLS Hotels, em Miami, como supervisora de Receção. Na IÉSEG School of Management já realizara o programa Erasmus em 2019. Detém o Advanced Certificate em inglês da Cambridge School em Portugal (2016) e o Level A1 em francês, pela McGraw Hill (2021).
Começou a familiarizar-se a operação do AP Hotels & Resorts a partir de junho de 2023, como Assistente de Direção, e percorreu as diversas unidades do Grupo nessas funções. Começou no AP Dona Aninhas, em Viana do Castelo, e depois o AP EVA Senses, passando pelo AP Cabanas Beach & Nature, pelo AP Victoria Spots & Beach e outras unidades do grupo. Foi neste período que se proporcionou o conhecimento profundo de cada unidade, das particularidades de operação aos maiores desafios. Numa segunda fase, já no cargo de diretora, acompanhou Emanuel Freitas, Diretor Geral do Grupo, ao longo de 9 meses, participando nas decisões do dia a dia, assim como na realização de orçamentos, processos de recrutamento, aquisição e desenvolvimento de novos projetos, nomeadamente no AP Lago Montargil Conference & Spa e no AP Sines.
Marta considera que esses nove meses foram cruciais no seu percurso profissional, marcados por intensa aprendizagem e pela oportunidade de trabalhar lado a lado com um profissional de hotelaria com vasta experiência na área.
O gosto pela Hotelaria sempre estivera presente, guiando a sua formação académica, que permitiu a Marta uma perspetiva informada e cosmopolita do setor. Este, na sua visão, «mais do que outros, valoriza as relações humanas, seja com os funcionários, seja com os clientes que acorrem aos hotéis».
11 de outubro de 2025