
O Forte de S. Sebastião Signature 2023, vinho produzido pela Quinta de S. Sebastião – Multiwines, em Arruda dos Vinhos, na Região Vinícola de Lisboa, foi distinguido no Concours Mondial de Bruxelles 2025 com a Grande Medalha da Ouro Portugal Revelation, o que significa que se trata da revelação portuguesa da edição deste ano.
Vinho Regional de Lisboa, o Forte de S. Sebastião é produzido a partir das castas Touriga nacional 63%, Syrah / Shiraz 37% e parcialmente envelhecido em madeira.
O 32.º Concours Mondial de Bruxelles decorreu no início do junho em Yinchuan, no coração da região vinícola de Ningxia, na China, ao longo de três dias, e estiveram em prova cega mais de sete mil vinhos, provenientes de 49 países, avaliados por 375 especialistas de 56 nações, segundo a organização. Sem precedentes no que respeita à participação, a presente edição confirmou esta competição como a mais internacional do mundo – como prova o vasto leque de vinhos produzidos numa grande diversidade de origens, da Alemanha ao Líbano, passando pelo México e Portugal, que foi um dos grandes protagonistas do certame.
Este certame consiste numa «plataforma de referência para a promoção da excelência vinícola» e «um barómetro da evolução qualitativa dos vinhos a nível global» – segundo a organização.
De acordo com o comunicado oficial do evento, o vinho Forte de S. Sebastião Signature 2023 dá destaque ao terroir de Arruda dos Vinhos, através de uma vinificação simples, com intervenção mínima. Destaca também as instalações da adega da propriedade onde é produzido, antigo edifício industrial recuperado, no ambiente valorizado pelos painéis decorativos da autoria de António Bustorff e de Tiago Cutileiro, inspirados no ciclo de vinho e nas atividades que o rodeiam.
A competição atribui medalhas em diversas categorias, entre as quais a Revelação, a vinhos brancos, tintos e não-alcoólicos.
O concurso realiza-se anualmente, em quatro sessões separadas, e as avaliações são confiadas a peritos especializados de reconhecida competência e conhecimento.
9 de setembro de 2025