
Uma extensão de três hectares, em Setúbal, com uma vista deslumbrante para o estuário do Sado, vai transformar-se em breve no Parque da Cidade, um empreendimento do Grupo Madre que dará à cidade uma nova centralidade.
O novo bairro integra 16 lotes, num total de 676 apartamentos, entre T1 e T4, com diversas tipologias, modernos e confortáveis, rodeados por um parque urbano que combina habitação, comércio, serviços e zonas verdes e de lazer.
O empreendimento Parque da Cidade – Riverside Living foi apresentado no dia 4 de dezembro, com a presença da Presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, acompanhada da vice-presidente, Maria do Carmo Tiago, e dos vereadores Paulo Maia e Bruno Russo, do chairman do Grupo Madre, António Parente, e dos principais responsáveis da Madre Property Development.
A Presidente da Câmara destacou a importância do projeto, afirmando tratar-se de “uma das âncoras nas quais vai assentar uma nova centralidade da cidade”, e que contribui “para o desenvolvimento da cidade”, acrescentando que nasce num território que estava “expectante e devoluto há décadas”, e ganha particular relevância “num contexto geral de muita procura e pouca oferta de habitação”.
“Um projeto marcante que combina habitação, comércio, serviços e zonas verdes e de lazer, como se deseja numa cidade que quer oferecer qualidade de vida a quem nela vive ou a escolhe para viver e prosperar”, acrescentou.
Dirigindo-se aos responsáveis do Grupo Madre, Maria das Dores Meira afirmou: “O primeiro é sempre quem mais arrisca e quem mais acredita. Quero, por isso, agradecer ao presidente do conselho de administração do Grupo Madre, António Parente e aos parceiros, o arrojo e a coragem de avançar com tão ambicioso empreendimento, o qual vai além da construção de habitação.”
O Parque da Cidade será um “novo pulmão verde para Setúbal”, uma vez que alia à construção de habitação o plantio de mais de meio milhar de árvores e 10 mil arbustos, estando também previsto e projetado um corredor verde que ligará esta zona ao resto da cidade, criando um percurso de espaços naturais até ao centro de Setúbal.
Para o diretor do projeto, André Moura, o empreendimento, “pensado à escala urbana e desenhado com proximidade, a pensar nas pessoas”, nasce “num contexto nacional exigente, em que a falta de habitação e a crescente pressão imobiliária são um desafio para milhares de famílias”.
André Moura salientou que o parque urbano, com mais de trinta mil metros quadrados, está em fase final de construção, com conclusão prevista para fevereiro de 2026, incluindo circuitos pedonais e cicláveis, um parque infantil, uma praça central, entre outros.
Os três primeiros edifícios, num total de 158 apartamentos, vão começar a ser construídos, estando a sua conclusão prevista para o primeiro semestre de 2028.
9 de dezembro de 2025
