

Sãos cinco os títulos da Gradiva a lançar este mês, segundo a newsletter da quadra natalícia da Guerra & Paz, que gere, a partir de agora, o catálogo daquela editora. Faz, igualmente, os primeiros lançamentos daquela chancela, fundada pelo veterano editor Guilherme Valente.
Quando são, frequentemente, os livros uma das melhores opções para oferecer na ocasião que se aproxima, figuram nesta lista O Que Podemos Saber, de Ian McEwan, ainda a criação de Milo Manara, conhecido como mestre do traço erótico, que dá a sua versão em BD do romance Umberto Eco O Nome da Rosa. Os outros três títulos são A Teoria de Tudo. Origem e Destino do Universo, de Stephen Hawking, As Lições dos Mestres, de George Steiner e, por fim, Klara e o Sol, de Kazuo Ishiguro, Nobel da Literatura em 2017.
São outros tantos os lançamentos da chancela Guerra & Paz, a começar por uma obra do autor chinês do século XIX Shen Fu, com o longo título No Fio Inconstante dos Dias. Memórias de Uma Vida Flutuante, história de amor com a paisagem chinesa, na sua diversidade, como pano de fundo. Outro título, O Crisântemo e a Espada, consiste na declaração de amor da antropóloga Ruth Benedict ao Japão e aos japoneses. Do Ritual ao Romance tem autoria de Jessie L. Weston e leva o leitor a recuar às raízes das lendas em torno da figura do Rei Artur. Em Cartografia do Desejo, o leitor encontra fotos a preto e branco de Alfredo Cunha impressas em papel gardapat, para realçar toda a sua excelência. O conjunto de lançamentos completa-se com Fama e Segredo na História de Portugal, pela pena de Agustina Bessa Luís, em que a autora escolheu, de mil anos, 12 episódios para recriar e narrar.
4 de dezembro de 2025