Ah AMÁLIA – Living Experience: ver e ouvir a maior cantora portuguesa de sempre

Durante cerca de 60 minutos, numa experiência imersiva inédita em Portugal, vai ser possível regressar ao mundo de Amália Rodrigues e voltar a vê-la ao vivo, em holograma com tamanho real, numa exposição organizada pela SP Entertainment, em parceria com a Fundação Amália Rodrigues.

«Uma experiência que só nos faz sentido que seja assim: sensorial, viva. Que cruze todos os sentidos e emoções – o som, o visual, o virtual, o imersivo, o inesperado. Amália de forma nunca antes vista, ouvida, sentida. E o espetador fará parte dessa troca», garante a direção da exposição.

Tudo isto já está disponível em Ah AMÁLIA – Living Experience, em Marvila, no edifício dos antigos armazéns da Abel Pereira da Fonseca, o novo polo cultural de Lisboa, num horário entre as 11:00 e as 19:00, nos sete dias da semana.

Numa área de 700m2, composta por oito salas com conceitos distintos, mas complementares, os visitantes começam, com o som de canções de Amália em fundo, a acompanhar o percurso da vida da cantora, com frases suas nas paredes.

Nesta primeira sala, as paredes revelam as principais cidades onde Amália cantou, seguindo-se uma segunda que descreve a ligação de Amália com a cidade de Lisboa, com recantos particulares e sons também particulares – o mar, as gaivotas -, assim como algumas casas de fado onde atuou. Terminando com um espaço dedicado à Amália poeta.

De seguida o visitante tem uma experiência imersiva verdadeiramente emocionante, com projeção imersiva de 360 graus, onde é possível revisitar a vida e obra da fadista.

A surpresa surge de seguida, com a entrada numa sala espelhada com uma espetacular decoração de cerejas que transporta para uma dimensão totalmente nova. A inspiração nasceu da frase de Amália: «Nasci no tempo das cerejas».

Depois de uma experiência de realidade virtual, numa outra sala, o final da experiência é, por um lado surpreendente, mas, sobretudo, emocionante: Amália surge num palco, em holograma, cantando duas das suas mais célebres canções.

Uma experiência inesquecível, quer para os admiradores de Amália, quer para quem a vai conhecer pela primeira vez. Uma justa homenagem à maior cantora portuguesa de sempre, 25 anos depois da sua morte.

Ah Amália – Living experience é o novo e pioneiro projeto idealizado e produzido pela SP Entertaiment, e que se integra na sua nova proposta de valor: posicionar a SPE como uma empresa de referência na área de produção de eventos e experiências usando a criatividade e as novas tecnologias como base de uma oferta inovadora acompanhando as tendências de mercado e tendo como destinatários outro tipo de clientes e abrindo caminho a novos modelos de negócio.

O Grupo SP TV tem-se destacado ao longo dos anos pela sua capacidade de inovação, de acompanhar as tendências de mercado e de ser pioneira no desenvolvimento de projetos que marcam a diferença no panorama audiovisual nacional e internacional.

Ah Amália – Living Experience é um projeto arrojado, ambicioso, diferente, que vai marcar a oferta cultural da cidade e do país!

 

2 de maio de 2024