Emanuel Freitas, Diretor-Geral do Grupo AP Hotels & Resorts, e Lino Martins, Diretor Comercial do Grupo, mostraram plena confiança na próxima temporada turística em Portugal. Estas declarações foram feitas em entrevista concedida à plataforma T News, vocacionada para a informação para os profissionais do setor, no dia 16, o primeiro da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
O Grupo AP detém seis unidades hoteleiras no Algarve, em Faro, Tavira, Albufeira e Portimão, todas atualmente em funcionamento, à exceção do AP Cabanas Beach & Nature, em Cabanas de Tavira. Em fase de remodelação de novos quartos, esta unidade hoteleira reabrirá a 8 de abril próximo, antes da Páscoa, com o total 274 quartos em operação – anunciou Emanuel Freitas, durante a entrevista. O Diretor-Geral do Grupo AP salientou as características desta unidade, um All Inclusive para o público adulto a partir dos 14 anos, com ligação à Ria Formosa e à Natureza envolvente. O resort dispõe de certificação energértica A+, o que significa uma política de gestão criteriosa tanto da energia, e dispõe também de semelhante critério com os recursos naturais. Está convencido de que se trata de questões a que o público é sensível, como pode verificar-se pela procura deste hotel.
Por seu turno, Lino Martins afirmou que o presente ano conta com «perspetivas muito boas», e «uma procura muito clara e estável, tanto por parte do mercado nacional, como por parte dos mercados internacionais», tais como os provenientes da Holanda, do Reino Unido e da Alemanha, no que se refere à Páscoa e ao Verão. Segundo o Diretor Comercial, prevalece a procura de clientes nacionais nas unidades do Grupo AP para a Páscoa. Adiantou ainda que estes últimos mantêm o hábito de efetuar as marcações «à vista», o que significa um fluxo de reservas que se espera se prolongue até junho próximo.
Verifica-se, atualmente, que o Turismo se encontra em franca recuperação, o que é visível pela procura dos operadores internacionais, provenientes dos tradicionais mercados do Norte da Europa.
Outro tema abordado no decorrer da entrevista foi a escassez de recursos humanos, o que redunda num desafio para o Grupo, ainda que a promoção interna e a possibilidade de evolução na carreira tenham permitido uma fidelização de funcionários à empresa. O Diretor-Geral sublinhou ainda as boas condições de trabalho proporcionadas pelas unidades hoteleiras do Grupo, reconhecidas pelo mercado.
Lino Martins recordou a fundação do Grupo com a unidade inicial, o AP Adriana Beach Resort, e o seu crescimento consistente aos longo dos últimos anos, com a criação de uma marca atualmente consolidada, integrada por unidades com conceitos distintos e vocacionadas para segmentos diferentes, desde as famílias ao público adulto, os hotéis de cidade e os vocacionados para a Natureza, na região algarvia. Segundo aquele responsável, estas características permitem ao Grupo ser proativo junto dos mercados.
A BTL decorreu de 16 até ontem, no FIL, em Lisboa, após dois anos de interrupção. Iniciativa de referência do Turismo em Portugal, é promovida pela AIP e contou, na edição deste ano, com 1400 expositores, um dos quais o stand do Grupo AP Hotels & Resorts. A iniciativa consiste numa dinâmica plataforma de contactos e negócios e, entre profissionais e público, a edição deste ano contou com mais de 70 mil entradas.
21 de março de 2022