
A fotobiografia de Carmen Dolores (1924-2021) conta-se entre os títulos a lançar no mês de outubro pela Guerra & Paz Editores. Com texto da autoria de Rui Veres, filho da prestigiada atriz, figura maior do panorama cultural português que, ao longo de décadas, se dividiu pelo teatro, rádio, cinema e televisão, construindo uma carreira ímpar. Fotobiografia de Carmen Dolores consiste num desfiar de memórias, pela imagem e texto, edição a que se associaram a Fundação Calouste Gulbenkian e a Sociedade Portuguesa de Autores, com particular significado para o público que ainda se lembra da sua voz e da sua presença em palco e no ecrã.
Outros títulos deste mês são O Fim das Políticas de Raça, da autoria de Coleman Hughes, intelectual negro norte-americano que se posicionou contra a visão de vitimização e de ressentimento de movimentos como o Black Lives Matter, incluido na coleção Os Livros Não se Rendem, de que são mecenas a Fundação Manuel António da Mota e a Mota Gestão e Participações.
Em O Nuclear, de Cédric Lewandowski, ex-director do gabinete civil e militar do ministério da defesa francês, o autor faz a defesa do nuclear como forma de energia segura e limpa e com vantagens no combate às alterações climáticas.
O título em português O Regresso de Larry Miller assinala a estreia do autor, Carlos Ferreira. E a aditora não fica por aqui, com Emmanuelle, a lição de homem, o romance clássico erótico de Emmanuelle Arsan, Jaime Neves, homem de guerra e boémio, uma biografia do militar, por Rui de Azevedo Teixeira, e ainda Queria? Já Não Quer? Mitos de Disparates da Língua, o 14.º livro de Marco Neves nesta editora, edições ao longo das quais conquistou uma legião de leitores.
Já da chancela Euforia anuncia-se Os Crimes do Puzzle de Natal, de Alexandra Benedict, e Padre, de Sierra Simone, títulos com os quais a editora fecha as suas sugestões de leitura do presente mês.
3 de outubro de 2024