
A digressão pelo País de Ah Amália – Living Experience On Tour, a experiência museológica inovadora inspirada na vida e carreira da diva do fado, inaugurou no passado dia 27 no Espaço Cultural Linha Norte em Viana do Castelo.
A exposição permanente, realizada em parceria com a Fundação Amália Rodrigues encontra-se instalada em Marvila, em Lisboa, e também no Porto, e combina a vertente digital e o acervo patrimonial.
Na inauguração da iniciativa, realizada em colaboração com a autarquia local, estiveram presentes individualidades como Luís Nobre, presidente da Câmara de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, presidente da Assembleia Municipal, Manuel Vitorino, vereador com os pelouros da Educação, Ciência e Conhecimento e da Cultura da autarquia, o presidente da Fundação Amália Rodrigues, Joaquim Vicente Rodrigues, e António Parente, presidente do Grupo Madre e do Grupo SP TV e promotor da iniciativa, Jorge Marecos, administrador ds SP Televisão, assim como a cantora Cuca Roseta, embaixadora da experiência. Entre outras figuras do meio social, empresarial e cultural, marcaram presença Jorge Rebelo de Almeida, chairman do grupo hoteleiro Vila Galé, e as atrizes Carla Andrino e Patrícia Tavares e Melânia Gomes.
Sofia Moura, diretora geral da SP Entertainment, responsável pela iniciativa, salientou na ocasião a capacidade de a digressão agora inaugurada levar a experiência já instalada em Lisboa e no Porto a um público mais vasto e constituir também uma plataforma de divulgação pelo país, e mesmo pelo mundo – caso a possibilidade se concretize -, não só da figura de Amália e da sua obra mas, de uma forma mais abrangente, do fado, da arte, língua e cultura portuguesas.
O fado foi classificado Património Mundial da Humanidade há 14 anos e Ah Amália foi galardoada com o Word Travel Award para a Melhor Nova Atração Turística da Europa, em outubro passado.
A exposição está patente até 31 de dezembro.
29 de novembro de 2025