Inaugurou Vila Galé Collection Ponte de Lima

Inaugurou no passado sábado o Vila Galé Collection Ponte de Lima Vineyards – Historic Country Resort Conference & Spa, na localidade do Freixo, naquele concelho, no Distrito de Viana do Castelo, em pleno coração do Minho. Presidiram à cerimónia os dois mentores desta iniciativa, António Parente, chairman do Grupo Madre e Jorge Rebelo de Almeida, chairman do Grupo Vila Galé. O ato contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, da Diretora do Turismo do Porto de Norte, Susana Ribeiro, e de diversas figuras públicas, como a atleta Rosa Mota, entre entidades oficiais e privadas, representantes dos dois grupos hoteleiros, e de um grande número de convidados.

Situada em plena vinha, a unidade hoteleira integra uma adega industrial, inaugurada em setembro de 2024, e consiste na segunda iniciativa no âmbito do Enoturismo dos dois empresários, amigos de longa data, que já detêm o projeto sob o mesmo desígnio no Douro, o Vila Galé Douro Vineyards, na Quinta do Val Moreira, em Armamar.

A unidade agora inaugurada em Ponte de Lima tem a particularidade de decorrer da recuperação de um conjunto patrimonial histórico, o Paço do Curutêlo, e situa-se numa propriedade com um total de 57 hectares, dos quais 20 ocupados com vinha, e está preparada para a produção de 250 mil litros/ano de vinho verde. Dispõe de 69 quartos, piscinas exteriores para adultos e crianças, salão para eventos, bar, dois restaurantes, um spa, edificado com total harmonia na paisagem vinhateira. A origem do antigo Paço do Curutêlo, classificado Imóvel de Interesse Público em 1977, remonta ao século XII.

No ato inaugural, António Parente dirigiu-se aos presentes, em nome dos dois mentores do projeto e, na sua perspetiva de vianense, salientou a importância, para a região e para o País, da recuperação do conjunto patrimonial, anteriormente em ruína, motivo de orgulho. Manifestou igualmente o seu apreço pela equipa operacional envolvida naquele projeto. Já Pedro Machado destacou o empreendimento e referiu ainda as perspetivas que se abrem para o Turismo em Portugal, com a inauguração de voos diretos oriundos dos Estados Unidos da América, em particular com destino ao Norte do País. Referiu ainda o atual contexto do setor, quando os números mais recentes e globais para o País ascendem aos 30 milhões de hóspedes e 80 milhões de dormidas. Jorge Rebelo de Almeida, por seu turno, enquadrou a inauguração em apreço no contexto mais alargado da dinâmica do Grupo Vila Galé e salientou a necessidade de se apoiar a iniciativa privada no setor, em prol do desenvolvimento do País.

Do programa fez parte a receção aos convidados com uma banda de bombos local, um jantar de gala, cujo menu foi enquadrado na tradição minhota, um espetáculo de luz e som, fogo de artifício e deu a conhecer a faceta de DJ Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do Grupo Vila Galé.

A nova unidade hoteleira abre ao público esta segunda-feira, 19.

19 de maio de 2025