![810cc1769a6b8f657308c9b7c3e5754af15e8ca2](https://madre.com.pt/wp-content/uploads/2022/03/810cc1769a6b8f657308c9b7c3e5754af15e8ca2.jpg)
A nova novela Por Ti, produzida pela SP Televisão e a exibir pela SIC, estreia 7 de março, a sustituir A Serra. Protagonizada por Filipa Areosa e Lourenço Ortigão, tem por cenário duas aldeias fictícias no Interior, divididas por um rio, onde a construção de uma futura barragem divide as populações.
Em pleno debate entre as duas comunidades, de um lado, a Aldeia de Cima, habitada por conservadores e tradicionais que subsistem da terra e, do outro, a Aldeia de Baixo, recém-povoada por «novos-rurais», ecologistas, agricultores de produtos sustentáveis, jovens famílias e artistas, o conflito opõe Afonso Guerreiro, ligado à construção da barragem, e a advogada Mia Amado.
Apresentada como «uma novela muito portuguesa», com elementos de romance e de comédia, conta com as participações de Alexandra Lencastre, Rita Blanco, no papel da vilâ, Renata Jones, José Raposo, Rita Blanco, Paula Lobo Antunes, João Reis, Jorge Corrula, Sandra Faleiro e Bruno Cabrerizo, entre outros.
Os núcleos de personagens da novela incluem os pais dos protagonistas, a contas com segredos do passado, a vilã, movida por planos para o desenvolvimento local, o Salão de Amélia (Maria Emília Correia), frequentado por ambos os géneros e a Tasca do Tosso (Carlos Areia), ambos pontos de encontro social e que proporcionam um desfile de personagens pitorescos. Segundo foi divulgado, Por Ti partiu de uma ideia original de Artur Ribeiro desenvolvida por Alexandre Castro.
3 de março de 2022