A série Vanda, uma produção da SPi, está nomeada na edição deste ano dos Prémios Sophia, na categoria Melhor Série/Telefilme, soube-se no passado dia 19 de abril. Os galardões são promovidos pela Academia Portuguesa de Cinema.
Os vencedores da edição deste ano, a 12.ª, serão conhecidos no próximo dia 21 de maio.
Na mesma categoria encontram-se também nomeadas as séries 3 Mulheres – Pós-Revolução (David & Golias), Causa Própria (Arquipélago Filmes) e Cuba Libre (HOP!).
Os Prémios Sophia 2023 somam um total de 23 categorias, nas quais foram considerados como candidatos às nomeações 46 longas metragens – 34 de ficção e 14 de documentário -, 12 séries, 5 telefilmes e 50 curtas-metragens – 26 de ficção, 12 de animação e 12 de documentário.
Baseada em eventos reais, Vanda conta a história de uma cabeleireira desesperada que comete doze assaltos a bancos, recorrendo a uma pistola de plástico, na tentativa de resolver a sua financeira e familiar. Com ação em Lisboa, a série, da autoria de Patrícia Müller e realizada por Simão Cayatte, é protagonizada por Gabriela Barros (Vanda), ao lado de Joana de Verona (Elisa) e de João Baptista (Mário).
Em Portugal, está disponível na OPTO (SIC). Recentemente foi adquirida pelo Grupo Canal+ para as plataformas de streaming POLAR+, em França, e LIONSGATE+, no Brasil, e ainda para transmissão pela emissora televisiva Special Broadcasting Service (SBS), na Austrália, como foi recentemente anunciado pela produtora.
Recorde-se que na edição de 2022 dos Prémio Sophia, Glória, a primeira série original portuguesa para a Netlfix e, também produzida pela SPi, foi a grande vencedora nesta mesma categoria.
O evento do anúncio das produções e individualidades nomeadas, co-apresentado pelos atores Lourenço Ortigão e Inês Castel-Branco, foi transmitido por streaming e pode ser visto em: https://www.academiadecinema.pt/anuncio-de-nomeados-ao-sophia-2023/.
22 de abril de 2023