
Abriu ao público a 23 de maio, na Immersivus Gallery, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, a exposição Ah Amália – Living Experience, que evoca a vida e obra e homenageia a diva do fado, Amália Rodrigues. A iniciativa decorre de uma parceria entre a SP Entertainment, o Atelier Ocubo, a Portugal Agenda e a Fundação Amália Rodrigues.
A antestreia decorreu ao fim da tarde do passado dia 22, com a presença dos responsáveis pela iniciativa, como António Parente, chairman do Grupo Madre, e Sofia Moura, General Manager da SP Entertainment e criadora da exposição, Sónia Tavares, embaixadora da exposição, de Catarina Santos Cunha, vereadora do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal do Porto, de Jorge Sobrado, Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, e de Susana Ribeiro, CEO da Associação do Turismo Porto e Norte, entre diversas figuras públicas, da política à cultura.
A exposição imersiva agora aberta ao público no Porto consiste numa réplica do espaço que já existe no Beato, em Lisboa, e que foi inaugurado oficialmente a 6 de outubro do ano passado. Os conteúdos são semelhantes, à exceção das peças do espólio físico de Amália em exibição, composto por peças de guarda-roupa, joias e demais adereços, que é exclusivo da exposição da capital.
Assim, são recriados os espaços emblemáticos da exposição original, exibidos numa sequência de salas, como a projeção a 360º em que se pode acompanhar o percurso da artista e os vários géneros musicais que cultivou, ou ainda, assistir a uma atuação de Amália, graças ao recurso a um holograma em tamanho real da artista, com dois dos seus temas mais conhecidos. À semelhança do que se passa em Lisboa, a exposição combina imagem e som, recorrendo à realidade virtual e ao videomapping, com o objetivo da criação de uma experiência sensorial única.
A exposição dispõe de cerca de 2000 m2, na sua versão disponível no Porto e pode ser visitada de terça-feira a domingo, durante a tarde.
26 de junho de 2025
