
Ah Amália – Living Experience venceu o World Travel Awards na categoria de Europe’s New Leading Tourist Attraction (Melhor Nova Atração Turística da Europa). A cerimónia da entrega dos prémios europeus decorreu ontem no Forte Village Resort, na Sardenha, em Itália.
Os World Travel Awards são atribuídos anualmente, desde 1993, para distinguir e promover em todos os setores das viagens e da indústria do Turismo. De uma shortlist de nomeados, os vencedores são eleitos por um processo que inclui a votação online, em que pesam os votos de profissionais do setor e também do público.
Inaugurado em 2024, Ah Amália Living Experience consiste numa instalação museológica inovadora que combina a vertente digital e o acervo patrimonial, inspirada na vida e carreira da diva do fado, em Marvila, em Lisboa, em parceria com a Fundação Amália Rodrigues.
Um ano depois, em maio de 2025, inaugurou no Porto a réplica do espaço em Lisboa, em tudo semelhante, à exceção das peças do espólio físico de Amália em exibição no espaço da capital, como peças de guarda-roupa, joias e demais adereços, exclusivas da exposição da capital.
A SP Televisão manifestou o seu orgulho pela atribuição do prémio, salientando que se trata de um projeto exclusivamente português, idealizado, desenvolvido, produzido e operado por uma equipa 100% nacional. Por outro lado, esta distinção internacional reconhece a inovação da experiência, o seu valor cultural e o papel fundamental na celebração da arte e tradições portuguesas, consolidando Ah Amália – Living Experience como uma referência incontornável no panorama turístico europeu. É também um tributo à riqueza cultural de Portugal, ao Fado e à herança única de Amália Rodrigues, cuja vida e obra continuam a inspirar artistas e visitantes de todas as idades e geografias.
A propósito do galardão, Sofia Moura, Diretora Geral da SP Entertainment, declarou: «Estas nomeações são uma honra imensa para o grupo SP TV, que ousou inovar numa produção audiovisual de entretenimento numa área até aqui desconhecida, com a excelência e qualidade de sempre, sendo este prémio prova disso mesmo. É também um reconhecimento da vasta equipa multidisciplinar que tornou esta experiência possível. Portugal deve também estar orgulhoso por ver a sua cultura, arte e tradições reconhecidas internacionalmente, ao mais alto nível, através desta experiência imersiva e sensorial. Estamos muito orgulhosos e de coração cheio… e a Amália também estará, certamente!».
23 de outubro de 2025