António Parente agraciado em Viana do Castelo

António Parente, presidente do Grupo Madre, foi agraciado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, durante a cerimónia solene que assinalou a passagem dos 176 anos da elevação da então vila a cidade.

A sessão, que decorreu no Teatro Sá de Miranda, no sábado passado, evocou a data na qual, em 1848, D. Maria II elevou à categoria de cidade a vila de Viana da Foz do Lima que, a partir de então, passou a designar-se Viana do Castelo, um dos pontos altos da sua história. Nessa altura, a rainha fundamentou a decisão «como reconhecimento da coragem e lealdade da guarnição do Castelo de Santiago da Barra», refere-se numa publicação da autarquia.

Na mesma ocasião, também chamada Dia da Cidade, deu-se a atribuição de títulos honoríficos de Cidadão de Honra, Honorário e de Mérito, Instituição de Mérito e Empresa de Mérito, galardões que prestam homenagem às personalidades, instituições e empresas que, nas mais diversas áreas, se destacam pelos notáveis serviços prestados a Viana do Castelo, ao país e ao mundo, através do seu trabalho, da sua arte ou da sua dedicação – referiu a autarquia durante a cerimónia, presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.

A António da Silva Parente foi atribuída a distinção de Cidadão de Honra, «pelo notável percurso empresarial, em especial nas áreas do entretenimento e do turismo, importantes fatores de crescimento económico do país, bem como pelas suas inúmeras e discretas intervenções de cariz social e cultural».

Entre a dinâmica atividade do empresário, destaca-se, no que respeita a Viana do Castelo, a inauguração, em fevereiro do ano passado, do AP Dona Aninhas, que integra a cadeia hoteleira AP Hotels & Resorts, e que devolveu à cidade um edifício devoluto, dignificando e dinamizando o local onde se encontra instalado, em pleno centro histórico.

Numa intervenção gravada em vídeo, o presidente do Grupo Madre manifestou a sua emoção pelo galardão, e destacou o facto de ter origem na cidade de onde é natural, a que o ligam fortes laços afetivos.

Na fotografia, da autoria do fotógrafo vianense Américo Dias, um instantâneo da cerimónia.

22 de janeiro de 2024