Arq Tailor’s vence prémio com remodelação do AP Eva Senses

O atelier Arq Tailor’s recebeu, em dezembro de 2020, o European Property Award 2020-2021, na categoria de Best Hotel Interior Design, para o projeto de remodelação do AP Eva Senses Hotel, em Faro. O prémio é o segundo daquela prestigiada instituição internacional atribuído a um projeto com assinatura da Arquiteta Ana Castro Alegre.

A intervenção levada a cabo no edifício, que se destaca na Baixa de Faro, foi muito além da decoração do interior da unidade hoteleira. Tratou-se de um projeto de arquitetura e design de interiores que reconfigurou a abertura do hotel para o exterior, por exemplo na Receção, com a substituição do anterior duplo piso por um piso único, dotado de pé direito alto. E não ficou por aqui, rasgando a entrada em duas frentes, quer para a Marina, quer para a Ria, com o acesso ao Bar Adão pela esplanada. Além disso, abriu a entrada para o Eva Market, criado na mesma altura, e que se tornou um novo espaço emblemático de Faro, de comércio, de convívio e de restauração, tanto para clientes do hotel como o público em geral.

Ana Alegre sublinha, a propósito deste projeto, a diferença entre decoração e design de interior: se a decoração pode definir-se pelo elemento da cor das paredes, do têxtil e das peças decorativas, o design de interiores é muito mais abrangente, implicando a reorganização do espaço. Foi o que aconteceu no AP Eva Senses, transformando os tradicionais Receção e lounge em espaços acolhedores e interligados, com vida e fluidez de movimento de pessoas e abrindo-o o hotel à cidade.

Ana Alegre está convicta de que o conceito posto em prática no AP Eva Senses corresponde ao futuro na hotelaria, substituindo o tradicional funcionamento com fim exclusivo de acolhimento de hóspedes e abrindo-as às comunidades em que se inserem. Ainda que não seja caso único em Portugal, acredita que o Eva Market constitui uma tendência, no sentido em que representa um autêntico ‘regresso às origens’, que encontra eco junto do público.

O International Property Award agora atribuído consagra o impacto da arquitetura e do design de interiores na vida das comunidades. Ao prestigiado prémio, a Arqu Tailor’s somou na mesma edição uma nomeação na categoria de Best Hotel Interior Europe para o mesmo projeto.

A atribuição confere uma enorme visibilidade internacional aos premiados. Detentora de um galardão da mesma instituição, na edição anterior (2019-2020), a Arqu Tailor’s conta agora com referências em publicações do setor, a exemplo da revista International Property & Travel, que contribuiram para dar a conhecer o atelier, assim como o hotel propriamente dito. O reconhecimento daquele gabinete de Arquitetura, que se empenha em promover a arte e a cultura portuguesas, vai ao encontro da procura de artistas portugueses emergentes em projetos internacionais. Na sequência do galardão, Ana Alegre passou a integrar, a convite da intituição, a International Federation of Interior Architects/Designers.

Instalada no Chiado, em Lisboa, e com início de atividade em 2004, a Arq Tailor’s distingue-se pelos seus projetos feitos à medida, pela elegância, estilo único e intemporal, aliando funcionalidade e conforto. Deixa nas suas criações uma marca de sustentabilidade, consciente da importância das preocupações ambientais para a sociedade contemporânea.

 

Um marco na história do AP Eva Senses

Após a inauguração dos espaços remodelados, a 1 de junho de 2020, a repercussão local foi imediata, com adesão do público aos novos espaços, do Bar Adão ao Eva Market. Alertados pelas publicações nas redes sociais e por bloggers do setor, os clientes e público em geral passaram a frequentar estes espaços, onde se vendem desde o pão e outros produtos locais de mercearia e legumes frescos, para compras, tomar um café ou uma refeição. Ali encontram um cardápio gourmet, de que é exemplo o brunch de fim de semana. As receitas, a exemplo do Xarém de Enchidos à Algarvia, foram criadas pelo Chef  Alberto Carvalho, conhecido pela aliança bem sucedida entre tradição e modernidade.

A ideia de convidar o público a entrar, com a recriação do ambiente de uma antiga mercearia tradicional, a apelar para as nossas memórias mais remotas, pela entrada alternativa à Receção do hotel, funcionou na perfeição. Os clientes habituaram-se rapidamente a frequentar o novo espaço, para o que não é necessário ser hóspede da unidade hoteleira, superando até as expectativas iniciais da Direção.

A abertura do Eva Market e do Bar Adão tornaram-se um marco na história do hotel e operaram uma autêntica revolução na cidade, pelas novas experiências que proporcionam. Por outro lado, representam o apoio ao comércio local, dados os produtos disponíveis, das tradicionais conservas, passando pela doçaria e pela charcutaria, aos produtos frescos – revelou Liliana Conde, Diretora daquela unidade hoteleira.

A equipa responsável viveu intensamente os eventos que marcaram a inauguração, dos concertos transmitidos em live streaming ao entretenimento musical de diversos géneros. A responsável e a respetiva equipa esperam que a animação volte em pleno a estes espaços e a todo o hotel com a aproximação da época alta e o fim, a breve trecho, dos constrangimentos de circulação agora em vigor.

2 de março de 2021