O Grupo Madre acaba de adquirir, através da sub-holding Madre Capital, uma participação qualificada no Grupo TotalMedia (TTM), que se tem destacado na entrega de bens ao domicílio em Portugal e em Espanha, modelo de negócio em que se verificou um assinalável crescimento, principalmente no contexto da pandemia. O Grupo é líder na distribuição especializada last mile em Portugal e Espanha.
Com um modelo de negócio diversificado, a atividade deste Grupo assenta na entrega no domicílio de bens, como mobiliário, bens pesados e mercearias e inclui ainda a entrega de componentes automóveis em oficinas e a distribuição de folhetos, embora este não seja o core do negócio.
Com histórico no mercado, o Grupo TTM tem desenvolvido relações com empresas dos segmentos Bazar Ligeiro (como o IKEA e a Kinda HOME), em Portugal e em Espanha, Bazar Pesado (de que a Worten é exemplo), Alimentar (Sonae MC, El Corte Ingles, Pingo Doce e Auchan), Auto (Eurotyre e Sofrapa, entre outros) e Folhetos (Continente, Worten, Minipreço e Pizza Hut), marcas que são clientes-chave.
A cobertura ibérica é de 24 horas em cidades de grande e média dimensão e de 72 horas nas restantes localizações e a TTM dispõe de um historial de 15 mil entregas diárias, em 37.900 rotas, e mais de 84 mil m2 de armazéns e 440 veículos, entre outros dados do seu perfil. Para tal desempenho, dispõe de uma rede de distribuição de alta densidade em toda a Península Ibérica, com especial incidência no Norte e Centro de Portugal e no Norte e Este do país vizinho, em instalações arrendadas, permitindo total flexibilidade.
Quanto aos sistemas de IT desenvolvidos, permitem a adaptação específica a cada cliente, em todos os segmentos de last mile do Grupo, com 10 funcionários totalmente dedicados a este segmento. Os sistemas referidos possibilitam a comunicação com o utilizador final por SMS ou email, alertando para o horário das entregas no dia seguinte.
No que respeita ao crescimento do negócio, verificou-se que os principais drivers foram o e-commerce, com entrega em casa, incluindo players online como a Amazon, circunstâncias que ocorreram a partir do início da pandemia e com os novos hábitos adquiridos pela população ao longo deste período. Esta visão assenta em dados como o início da operação no Carrefour online, com o IKEA Algarve, e com esta marca em Valência, em 2016, entre outros dados.
Este quadro permite antever um crescimento de 6 a 8% ao ano do e-commerce, um dos principais vetores de crescimento futuro do Grupo, nos próximos 10 anos, assim como o crescimento das tarifas de entrega, se bem que o último esteja dependente de um conjunto de variáveis.
Verificou-se o aumento de entregas ao domicílio, com o crescimento de quotas de mercado dos principais players (como a IKEA, a Worten e o Continente), em detrimento de pequenos, e o crescimento de vendas de mobiliário, eletrodomésticos e com origem em supermercados.
Entre outros fatores críticos da atividade, o posicionamento do Grupo TTM destaca-se quanto aos trabalhadores qualificados, os padrões de alta qualidade com que trabalha e fiabilidade.
O Grupo tornou-se líder no Bazar Pesado, Alimentar e Logística (em Portugal e Espanha).
25 de outubro de 2021