Dois romances destacam-se entre os lançamentos deste mês da Guerra & Paz Editores. São eles O Elogio da Dureza, da autoria de Rui Azevedo Teixeira, e Sublevações, de Filipe Súcia Fernandes, cujo conteúdo remete para Angola, na perspetiva daqueles dois autores nascidos naquele país. Ambas obras com capacidade para assustar e comover o leitor, tal como aconteceu com o Diretor Editorial Manuel S. Fonseca, que também os considera muito boa literatura, desafiando o leitor a dar-lhes atenção já.
Não é tudo. O consagrado Jorge de Sena volta ao convívio com os leitores, com Os Grão-Capitães, reforçando as Novas Edições de Jorge de Sena que a editora tem levado a cabo com a colaboração de Isabel de Sena, filha mais velho do autor.
De referir ainda um testemunho da cultura contemporânea, por José Jorge Letria, Abril Também Se Fez A Cantar, sobre o fenómeno da canção de intervenção, antes e depois do 26 de Abril.
Outros títulos surgem este mês nos escaparates com a chancela deste editora: Salazar, as citações: poder, solidão, amargura, da autoria do próprio Manuel S. Fonseca, obra na qual reúne o que disse Salazar, apresentado estas citações por ordem cronológica, e com o respetivo enquadramento e que inclui uma frase que porventura não é conhecida do grande público, «Hão-de falar muito mal de mim», num todo que se lê como um romance.
De outra geografia figura A Soberania do Bem, de Iris Murdoch, integrado na coleção Os Livros Não se Rendem, resultante de uma parceria entre a editora a e Fundação Manuel António da Mota e a Mota Gestão e Participações. Voltando à contemporaneidade, do romancista luso-islandês Pedro Gunnlaugur Garcia dá-se à estampa Pulmões, romance vencedor do Prémio Nacional de Literatura da Islândia em 2022, com tradução em português de Ivan Figueiras.
A leva de lançamentos inclui ainda O Tribunal das Almas, de Fernando Paulouro das Neves, sem esquecer os títulos da Crisântemo e da Euforia, a primeira chancela com um título de estreia, Atenção na Era da Distracção, de Ana Vargas Santas, especialista em Psicologia Organizacional e, a segunda, com um novo romance da saga do rancho Rebel Blue, A Lua e a Maré, de Lyla Sage, que já é um best-seller nos Estados Unidos.
6 de setembro de 2024