
Acompanhando a celebração dos 80 anos do fim da II Guerra Mundial ao longo do ano de 2025, a Guerra & Paz Editores dá à estampa, este mês, a obra da autoria do Diretor Editorial da chancela, Manuel S. Fonseca, intitulada O Pacto Nazi-Soviético. O livro oferece uma narrativa, com perguntas e respostas, documentos públicos e secretos, além dos discursos dos dois líderes, permitindo ao leitor conhecer melhor o documento assinado por Hitler e Estaline, que o autor considera «o tapete vermelho para a monstruosa guerra».
Este tema é complementado com outra edição do mês, Hitler, Verdades e Lendas, de Claude Quétel, enquanto, ainda no âmbito da História e na coleção Atlas Históricos, surge Atlas das Religiões: Paixões identitárias e Questões Geopolíticas, de Frank Tétart, lendo o qual, e com a ajuda de mais de cem mapas, se pode tomar conhecimento do nascimento do hinduísmo, judaísmo, cristianismo e do Islão.
A editora inclui nos lançamentos do mês três romances, Esáu e Jacob, de Machado de Assis, A Brigada da Culpa, título de estreia de Rui Galiza e Breviário da Vingança, de João Nuno Azambuja, vencedor do Prémio UCCLA Revelação Literária em 2016.
Um tema de atualidade, em torno do caso Gisèle Pelicot, vem à baila com o título da autoria da filha, Caroline Darian, E deixei de te chamar papá. Ainda, sobre uma questão social, Os Labirintos Insondáveis do Suicídio, de Luís Henriques Antunes, sobre as motivações de alguém que comete semelhante ato e as consequências para a respetivas família.
Volta a estar à disposição do leitor o título Mãe, promete-me que lês, de Luís Osório, cuja primeira edição foi lançada há sete anos, e que consiste numa carta do autor à mãe.
A editora anuncia igualmente o lançamento de uma nova coleção, A Minha Estante, que se propõe dar resposta à pergunta «O que sabemos sobre isto?», e promete lançamentos no futuro a título regular. Inicia-se com títulos: História do Japão, de Michel Vié, e As Guerras de Religião, de Nicholas Le Roux.
Já a chancela Euforia dá continuidade à saga dos novos cowboys com Perdida e Atada, de Lyla Sage.
4 de fevereiro de 2025