Guerra & Paz e as sugestões de leitura para janeiro

Entrado o ano, a Guerra & Paz editores não para e aí está um lote de novos títulos, a chamar a tenção do leitor. Comece-se pelo romance Desconseguiram Angola, de António Costa Silva, autor e ex-ministro da Economia e do Mar, entre 2022 e 2024, que viveu naquele país africano que o viu nascer um percurso conturbado.

De outro autor português, Fernando Venâncio, a editora dá à estampa Os Esquemas de Fradique, em que parte em busca do personagem de Eça.

Na passagem dos 80 anos da libertação de Auschwitz, surge O Home que Salvou Primo Levi, de Carlo Greppi, narrativa que se desenvolve em torno de Lorenzo, o protagonista. Em virtude de o ano corrente ser igualmente aquele em que assinala os 80 anos do fim da II Guerra Mundial, eis A desnazificação, pós-história do III Reich, de Emmanuel Droit, sobre a forma como a Alemanha viveu o período de 1933 a 1945.

Outros títulos da chancela são Inteligência Artificial, Bênção ou Maldição, de Diogo Freitas, em torno de um tema polémico, e O Ouriço e a Raposa, de Isaiah Berlin, e Como é que é ser um morcego, de Thomas Nagel.

Não é tudo: na Crisântemo surge Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, de Sigmund Freud, dando sequência à publicação anterior de três outros títulos do autor, e Liderar é um acto de amor, de Fábio Castro. Já a Euforia lança à estampa Pecador, de Sierra Simone, completando o lote de sugestões de leitura do mês de janeiro.

 

6 de janeiro de 2025