
O livro Sporting Clube Farense – A Alma Algarvia, uma edição da Guerra e Paz para o grupo AP Hotels & Resorts será apresentado no dia 1 de abril de 2024, data da fundação do clube.
O livro, escrito por António Luís Marinho, com imagens de vários fotógrafos algarvios e do jornal Record, conta a história do Sporting Clube Farense dos últimos 40 anos (1983/2023), centrando-se nas vicissitudes que o clube enfrentou e a forma como os adeptos apoiaram o clube nas horas mais difíceis.
“É sobretudo uma história de paixão, de alegria e de sofrimento”, afirma o autor, citando, ao mesmo tempo, Bill Shankly, antigo técnico e futebolista escocês: “O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais importante do que isso”.
A história do Sporting Clube Farense nos últimos 40 anos passa por momentos de glória, como a disputa da final da Taça de Portugal, em 1990, ou o acesso a uma prova europeia, a Taça UEFA, em 1995.
Mas passa também por uma autêntica “descida aos infernos”, quando o clube quase é obrigado a acabar o futebol profissional e desce ao último escalão do futebol nacional. Ao mesmo tempo, afogado em dívidas, o clube colocou o estádio à venda, uma transação que não se concretizou.
E, como uma história com final feliz, o livro relata os últimos anos até à atualidade, que culminam com a subida do Farense à I Liga, que disputa atualmente, muito graças à ação do atual presidente, João Rodrigues, e ao seu investimento no clube, uma paixão desde criança.
11 de dezembro de 2023