All Abacate aposta na variedade Hass para o mercado europeu

A estratégia de diversificação de culturas levou à aposta no abacate, espécie que se inclui na fileira dos frutos tropicais produzidos pela Agrivabe e que levou à criação de uma nova empresa. A produção começou a ser estudada em 2017 e a All Abacate está instalada no concelho algarvio de Castro Marim, onde se iniciou com 17 hectares em 2019, perímetro ao qual já foram acrescidos mais 15. A expectativa, a cumprir em 2022, é de que a produção se desenvolva até aos 100 hectares.

A All Abacate foca-se essencialmente no mercado europeu, com a variedade Hass. Segundo a empresa, «trabalhar este mercado dá-nos algumas vantagens, visto que competimos com produtos importados». Grande parte destes frutos são transportados por via marítima, o que corresponde a uma viagem com a duração entre dois a três meses. Esta condicionante do transporte faz com que, na sua maioria, o produto se desenvolva dentro do contentor e não na árvore, nunca permitindo ao fruto atingir o seu pleno. A outra parte é importada por via aérea que, apesar de preservar as qualidades do fruto e reduzir drasticamente o tempo de transporte, o torna pouco competitivo no seu valor de mercado. Assim, entra a produção em Portugal como forma de colmatar esta ineficiência de mercado, dando privilégio à qualidade do fruto e à proximidade ao consumidor. Estas vantagens são muito importantes, especialmente no canal Horeca, onde a All Abacate já se encontra a desenvolver um projeto a nível nacional para chegar às mesas de mais de 100 restaurantes de norte a sul do país.

Adicionalmente, a All Abacate também tem como objetivo comercial chegar ao consumidor através da cosmética. O abacate é um produto bastante rico na sua composição, característica que se pretende saber explorar. Este processo irá contribuir para colmatar grande parte do desperdício. Infelizmente, hoje em dia, as exigências estéticas do produto por parte do cliente estão a gerar elevadas quantidades de desperdício, uma vez que acontece os frutos, apesar dos seus benefícios para a saúde, não apresentarem as características necessárias para serem expostos numa prateleira.

Assim, o objetivo da All Abacate consiste em posicionar-se como uma empresa próxima do consumidor, que tem como foco a qualidade e a colocação do produto fresco no mercado.

 12 de abril de 2021