SPi produz série Glória – A primeira série original Netflix em Portugal

A série Glória, produzida pela SPi, do Grupo SP Televisão, e coproduzida pela RTP, o primeiro original português para a Netflix, tem ação nos anos 60, no auge da Guerra Fria. A autoria é de Pedro Lopes e a realização de Tiago Guedes. Glória é protagonizada por atores portugueses e internacionais, tais como Miguel Nunes, Carolina Amaral, Victoria Guerra, Afonso Pimentel, Adriano Luz, Joana Ribeiro, Marcelo Urgeghe, Sandra Faleiro, Carloto Cotta, Maria João Pinho, Inês Castel-Branco, Rafael Morais e Leonor Silveira. Conta no elenco internacional com os atores Stephanie Vogt, Matt Rippy, Ana Neborac e Jimmy Taenaka, entre outros.

As gravações desenrolaram-se no Ribatejo e em Lisboa e a ação deste thriller decorre na pequena aldeia da Glória do Ribatejo, onde se situa a RARET, centro de transmissões americano que emite propaganda ocidental para o Bloco de Leste. João Vidal, um engenheiro de famílias ligadas ao Estado Novo, mas recrutado pelo KGB, vai assumir várias missões de espionagem de alto risco que podem mudar o curso da história portuguesa e mundial.

Segundo José Amaral, Director Executivo da SPi, «trata-se de um trajeto e de uma visão estratégica de expansão internacional que temos vindo a percorrer. Enquanto produtores, este momento representa igualmente para o mercado audiovisual Português o início de um novo ciclo, já que posiciona o nosso País no ‘roadmap’ das grandes produções internacionais que a Netflix tem vindo a preconizar, e à qual temos o privilégio de poder contar com a participação da RTP, que tem sido um grande parceiro neste posicionamento internacional.»

José Fragoso, Diretor dos canais RTP1 e RTP Internacional, salientou a propósito desta produção a excecional capacidade de produção e distribuição internacional da Netflix e Nuno Artur Silva, Secretário de Estado de Cinema, Audiovisual e Media, destacou o apoio do Fundo de Turismo, Cinema e Audiovisual conferido a este projeto e a «visibilidade à criatividade de argumentistas, realizadores e produtores portugueses».

A SPi é uma produtora vocacionada para o desenvolvimento e para a produção de projetos internacionais e tem vindo a produzir séries com e para o mercado internacional com especial enfoque com o território espanhol. A Netflix, serviço de streaming líder mundial em entretenimento, está presente em mais de 190 países conta com 193 milhões de adesões pagas de membros que usufruem de séries, documentários e filmes numa ampla variedade de géneros e idiomas.